x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 87

Tainá Oliveira

Tainá Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2019 | 09:49

Bom dia!
Vou passar por uma homologação, porém eu recebo vale alimentação por fora, que não entra no meu holerite.
Minha dúvida é se esse valor deve ser incluso, se sim, como fazer os cálculos.
minha homologação será na empresa mesmo.

Obrigada!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2019 | 10:14

Tainá, bom dia.
Não, afinal e para você se alimentar e esse valor não incide nas verbas trabalhista, MUITO PELO CONTRÁRIO, você teria que devolver os dias que foi pago após a demissão, vamos supor que o valor que a empresa forneceu para o mês de Novembro tenha sido R$ 300,00, referente a 19 dias uteis(novembro) e você foi demitida no dia 05 de Novembro, então utilizou somente 03 dias, então cabendo a você devolver os outros 16 dias, ok.
Mesmo procedimento para o Vale Transporte.

MIKAEL DOS SANTOS

Mikael dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente
há 4 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2019 | 10:16

Bom dia! 
Tainá Oliveira segue: Art. 458 - Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por fôrça do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
No seu caso pelo o que entendi temos uma dificuldade porque não consta no registro é isso? se for ela deve manter o bom-senso.
 

Barbara

Barbara

Bronze DIVISÃO 5, Diretor(a) Comercial
há 4 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2019 | 14:09

Boa tarde, Tainá!

A empresa não deveria lhe pagar o vale alimentação "por fora", pois configura salário in natura e integra sim as verbas trabalhistas, conforme muito bem observado pelo colega acima.

Converse com seus gestores sobre isso para que não saia prejudicada. Dependendo do valor de sua folha e do tempo de empresa, pode ter grande diferença pra você.

Boa sorte!

Coalize | Plataforma dos profissionais de RH

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.