x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 257

Contratação Autônomo

Jéssica Santos

Jéssica Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 12 novembro 2019 | 11:04

Prezados, bom dia, 

Tenho uma dúvida, e gostaria que alguém me auxiliasse!  Tenho um funcionário que fez a proposta de fazer o desligamento e contrata-lo após como prestador de serviço (MEI) emitindo NF. Existe alguma base legal que me impede de aceitar tal proposta? Faríamos contrato de trabalho como autônomo.

Fiz algumas pesquisas e encontrei somente o que a reforma trabalhista trouxe, que seria o período de carência de 18 meses para nova contratação. Gostaria de saber, se fora isto existe algum embasamento legal, no caso jurídico.  

Desde já agradeço pela atenção.

paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1, Analista
há 4 anos Terça-Feira | 12 novembro 2019 | 14:20

jessica


a contratação de MEI para serviços continuos pode caracterizar vinculo trabalhista ,ou seja,se um MEI nao deve prestar serviços continuos para uma unica empresa  que irá descaracterizar o papel do mei ,e outra, nao vale a pena para a empresa a contratação do MEI, pois a empresa devera recolher alem do 20% do inss patronal mais os 11% do inss do prestador,ou seja, para uma nota de prestação de serviços pelo MEI de R$1.000,00 a empresa tem que recolher 31% r$ 310,00 de inss.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.