x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 378

Aumento de salário

 Paulo  Aquino

Paulo Aquino

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2019 | 09:34

Bom dia, tenho um funcionário que recebe 1.500 reais menais em 2019 mais de um salario minimo em 2020 preciso da o aumento em relação que tive referente a porcentagem do salario minimo ?  ou se eu não fica sem aumenta o salario ?

RENATA

Renata

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2019 | 09:43

Bom dia,

Ele já recebe acima do salário mínimo, então não recebe o reajuste.

O percentual de reajuste, assim como data de aplicação será de acordo com o sindicato da categoria.

Renata
São Paulo - SP

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança" – Charles Darwin.
RENATA

Renata

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2019 | 09:56

Ele não precisa ser sindicalizado para ter um sindicato que represente sua categoria.

Por exemplo, se ele é motorista você deve seguir o sindicato dos motoristas de sua região.

Renata
São Paulo - SP

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança" – Charles Darwin.
 Paulo  Aquino

Paulo Aquino

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2019 | 10:09

Certo, ainda não entendi rsrsrsr no meu entendimento eu faria o reajuste conforme o percentual do salario minimo. já que ele não teve aumento em 2019. É o empregador não quer aumento salarial. obrigado de qualquer forma .

 Paulo  Aquino

Paulo Aquino

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2019 | 11:32

Entendi agora,  pelo que eu vir no sindicato não teve nem a conversão coletiva  de 2019 estão utilizando a de 2018 ainda e o salários são muitos baixo a visto que a empresa paga atualmente. A atendente do sindicato me orientou usar a alteração salarial 5,5% mesmo como esse aumento a empresa ainda paga um salario maior. mais meu empregador que da uma ajuda de custo " sabemos que ajuda de custo não integra salario"  então posso  orienta o meu empregador pagar a ajuda de custo já que o salários e bem maior que o sindicato?    

RENATA

Renata

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2019 | 12:57

Francisco,

Por vezes os salários pagos pelo empregador é maior que o piso do sindicato,
isso porque o sindicato garante apenas o valor mínimo que o funcionário deve
receber.  Esse percentual que a atendente lhe orientou está baseado em
que?

Pelo que entendi seu empregador quer dar um reajuste de salário para esse
funcionário, mas a ajuda de custo não tem essa finalidade.
Sugiro que:

Verifique como está a negociação e então você pode dar um reajuste de
antecipação de dissídio. Ex. a negociação está em volta de 5%, você pode dar um
adiantamento de 2% e posteriormente quando fechar você aplica a diferença; ou
Aplique um reajuste por mérito..... promoção... enfim... Porém, quando fechar o
dissídio coletivo será necessário aplicar o percentual da categoria.

É importante você verificar qual é a data base da categoria.

Renata
São Paulo - SP

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança" – Charles Darwin.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.