Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 153

Funcionaria não teve afastamento pelo Inss e não retornou ao trabalho por mais de uma ano

ALINE PEREIRA DOS sANTOS

Aline Pereira dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2019 | 13:45

Prezados,
Gostaria de uma orientação sobre uma situação atípica, uma funcionaria foi transferida para uma empresa do mesmo grupo econômico e a mesma não estava indo trabalhar, nunca esteve afastada pelo INSS em nenhuma das empresas e desde então há quase um ano tenho feito recibos de pagamento para a  mesma com faltas de 30 dias e o empregador também não decretou abandono de emprego. Depois de vários e-mails e telefonemas  sem nenhuma medida tomada pelo a  Empresa hoje em 10/12/2019, que recebi um e-mail com um exame médico com o laudo de epilepsia com a data de 12/04/2018 e um outro exame de retorno como inapto ao retorno do trabalho com data de 17/05/2018. O que fazer nesta situação?  Sou nova na área e ainda não peguei um caso como esse.   Desde de já agradeço a colaboração de todos.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2019 | 17:03

Aline Pereira dos Santos

Nesses casos a empresa precisa correr atras do funcionário.....infelizmente.....até ir na casa dele que seja.

Vc chegou a verificar no INSS se realmente ela não esteve afastada? Se pelo menos houve perícia médica e a data? Liga no 135 e anote o protocolo.

Vc verificou a veracidade dos documentos? Dado o tempo q se passou, acho interessante essa confirmação.

Qual é a atual situação dela? Pq os exames são de mais de 01 ano atras... Se ela esta em tratamento desde essa época dos exames, vc pode pedir laudos atualizados e tentar encaminhá-la ao INSS.

A dispensa, se ela fizer outro ASO e constar APTO, pode ser efetivada.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.