x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 151

Fisioterapeuta Comissionada

LAILMA SALES

Lailma Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2019 | 14:39

Boa tarde, estou com o seguinte caso:

Uma fisioterapeuta que trabalhava em um estúdio de pilates, ganhando por comissão de acordo com a quantidade de alunos foi dispensada após um ano e meio. Não existia carteira assinada ou contrato. A que ela teria direito? Como posso proceder o cálculo dos direitos da mesma? Estou um pouco confusa pois não sei se enquadro ela como horista. Ela também fazia alguns serviços administrativos. Agradeço qualquer orientação com relação a este caso.

RENATA

Renata

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2019 | 16:31

Lailma,

Situação complicada não ter contrato nem carteira assinada. O comissionista puro (sem salário fixo) tem a garantia de perceber, mensalmente, no mínimo, um salário mínimo ou piso da categoria profissional, caso o valor das comissões apuradas no período,
seja inferior a este, talvez essa questão não tenha sido levada em consideração ao longo da prestação de serviços e esse será mais um ponto que a ex-funcionária poderá questionar através de uma ação. Sugiro pegar a média de comissão dos últimos 12 meses para fazer o cálculo das seguintes verbas: Saldo de salário; 13º salário; Férias vencidas +1/3 Férias proporcionais +1/3; Aviso prévio.  

Renata
São Paulo - SP

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança" – Charles Darwin.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.