Yasmin
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Recursos HumanosBom dia!
No caso um trabalhador que trabalha 8 horas corridas no dia, tem acréscimo de duas horas extras? Preciso do embasamento legal disso, pois não estou encontrando
respostas 7
acessos 2.613
Yasmin
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Recursos HumanosBom dia!
No caso um trabalhador que trabalha 8 horas corridas no dia, tem acréscimo de duas horas extras? Preciso do embasamento legal disso, pois não estou encontrando
Carlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista PessoalLuiza, bom dia.
Poderá prorrogar por mais ATÉ 02 horas, onde será considerada como hora extras.
Mencionei ATÉ isso porque a maioria das empresas compensa o sábado durante a jornada na semana, então o total de horas trabalhadas incluindo a a prorrogação NÃO PODERÁ ULTRAPASSAR 10 horas, ok..
Yasmin
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Recursos HumanosEntão no caso, estão alegando que quem Trabalha as oito horas corridas vamos supor 10 horas diarias corridas tem as duas horas de diferença de 8 para 10, e mais 2 horas extras de ganho por trabalhar as oito corrida, ou seja tem uma acréscimo de 4 horas extras.
Carlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista PessoalLuiza, poderia passar a carga horária dele?
Yasmin
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Recursos HumanosSão as oito horas normais 8:00 as 12:00 14:00 as 18:00, ai o que acontece é que entra as 7:30 e sai as 17:30 (isso corrido, sem intervalos). Ai a pessoa alega que quem trabalha corrido ganha as 2 horas extras , mais as duas horas de diferença ( de 8 diarias para 10 diarias).
Carlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista PessoalYasmim, está errado, ele tem direito a 01 hora de intervalo para refeição, se não o fez então já e considerado como hora extra, e além disso em uma possivel denuncia junto ao sindicato/m.trabalho a empresa PODERÁ ser autuada/multada por não disponibilizar esse intervalo para a refeição.
Se a jornada e das 08h00 às 18h00 com 02 horas, e ele trabalha das 07h30 às 17h30, e não está cumprindo essas 02 horas de intervalo para a refeição, caberá e empresa pagar essas 02 horas como h.extra de no mínimo 50% a mais, lembrando que se algo acontecer com esse empregado, por exemplo passar mal por não se alimentar, ou seja, a empresa não o disponibilizou esse intervalo a empresa terá que arcar com todas as despesas, correndo o risco em caso grave ter que responder processo.
Já presenciei caso em que a empresa não disponibilizou o intervalo, o empregado passou mal, desmaiou onde acabou se acidentando e ficou mais de 30 dias afastado, e o prejuizo foi grande.
Yasmin
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos*****caberá e empresa pagar essas 02 horas como h.extra de no mínimo 50% a mais (isso seria a diferença de horas das 8 horas), minha duvida tbm é na afirmação da pessoa que diz que ainda tem duas horas extras como ganho... para somar as 4 horas extras
Carlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista PessoalBom dia.
Yasmim, se o percentual da hora extra for de 100%, então a quantidade de horas extras será de 04 horas, precisa verificar na cct o percentual.
Mas, não fique preocupada com que o empregado menciona, isso é normal, o que deve fazer e explicar a ele, se o mesmo tiver duvida caberá a ele procurar ou não o sindicato/m.trabalho e eles irão entrar em contato com a empresa para esclarecimento, isso é normal, afinal se temos duvida e não conseguimos esclarecimento então temos que procurar outras formas, cabendo a empresa em caso de notificação se explicar, ok...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade