x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 217

DESCONTO DE FÉRIAS

Luana Romualdo

Luana Romualdo

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2020 | 17:00

Tenho uma funcionária que tirou 15 dias em Julho, porém as férias da mesma foram descontadas no ADIANTAMENTO, é correto?
Ela solicitou os outros 15 dias restantes porém o saldo devedor de horas dela estava muito alto então decidimos dar do dia 30/12 até 06/12 (fechamos dia 30 e 31)
e o dias que sobrassem ela trabalharia para descontar o banco de horas. Os dias que ela estava ausente foram descontados depois do fechamento da fopag (30) portanto no pagamento de hoje a mesma recebeu o salário com desconto das férias. Isso está correto? Pois o RH não avisou a contabilidade que a mesma saíria de férias, e o holerith veio com o valor total. Como proceder nesses casos? 

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2020 | 07:20

Luana, bom dia.
O seu relato, me desculpe, está um pouco confuso, então vou exemplificar.
Quando o empregado "sai" de férias, a empresa faz um provisão de folha, para que o empregado não fique devendo a empresa, então na grande maioria não se concede o ADIANTAMENTO, isso porque o adiantamento representa aprox 12 dias de salario (40% do salario = 30dias x 40%).
O mês de 30 dias, o empregado irá gozar 15 dias (exemplo) restando então mais 15 dias para receber, se a empresa conceder o adiantamento, então restará somente 03 dias para descontar o INSS (dos 15 dias restante), Vale Transporte, Refeição etcc...., e por isso que a maioria não concede.
Agora não se pode DESCONTAR DAS FÉRIAS horas negativas, 
Você menciona que ela recebeu o holerith com o desconto de férias, nesse caso precisa checar com o RH o que aconteceu, em algumas, principalmente quando o rh e externo, a empresa esquece de avisar que as férias FORAM SUSPENSA, lembrando que NÃO PODE DESCONTAR DAS FÉRIAS AS HORAS NEGATIVA(devendo). Imagina se acontece um acidente com o empregado onde ao invés de estar de férias,estava trabalhando porque a empresa "o forçou" por causa de horas negativas, isso pode dar até processo civil, trabalhista e indenização por danos morais, além de outras penalidades como por exemplo o INSS cobrar da empresa pelo valor do beneficio auxilio doença, caso o empregado ingresse com o pedido de auxilio doença por causa da gravidade do acidente durante seu trabalho nas férias,ok..















O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade