x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 8.938

Exame Toxicológico Positivo na Demissão

Warleson Ribeiro

Warleson Ribeiro

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2020 | 17:47

Prezados, Boa tarde.

Tenho um motorista que está sendo desligado da empresa, porém o resultado do exame toxicológico do mesmo foi positivo. O que devo fazer nesse caso? Existe alguma penalidade? Posso dar continuidade na rescisão?

Elane dos A. Martins

Elane dos A. Martins

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2020 | 21:26

Warleson Ribeiro,

O exame toxicológico não faz parte do PCMSO/ASO (Portaria nº 116/2015), e a empresa pode efetuar o desligamento normalmente. Só haveria impedimento se o ASO constatasse INAPTIDÃO. Mas essa situação deve ser causa de reflexão por parte da empresa. O único caso que tive que deu positivo, o empregador acordou com o empregado em adiar a rescisão por mais de 3 meses, até a realização de um novo exame. Nada impede de vc efetuar o desligamento, e pedir que o empregado assine uma declaração como não é dependente químico (o que é caracterizado como doença). Seria bom a empresa conversar com o seu suporte jurídico. Perante a legislação trabalhista, não vejo problemas em sua demissão.

"A persistência é o caminho do êxito". (Charles S. Chaplin) 
       Contadora/ Esp. em Auditoria e Controladoria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade