x
2020-01-13T09:02:48-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 53

MEI x AUTÔNOMO - Aposentadoria

há 6 semanas Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 09:02

Bom dia!!
Minha Tia recolhe INSS através do código 1163 (11%), no qual ela recolhe como autônomo. 
Qual a diferença do código 1163 para aposentar pelo MEI? Tem alguma diferença? Pois minha Tia tem uma loja de roupas e deseja abrir um MEI, tendo em vista que seria útil para ela ter um CNPJ  e ela também vai recolher um valor menor de INSS (5%), ou seja mais em conta do que autônomo.
É necessário informar ao INSS que a partir de agora vai pagar o INSS através do MEI, e que não mais utilizará o cód. 1163? 
Em relação a aposentadoria, ela irá conseguir aproveitar este tempo de contribuição que ela pagou como autônomo?
Obrigado!

Consultor Especial
há 6 semanas Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 10:14

Fernando, bom dia.
Como ela recolhe no percentual de 11%, então irá se aposentar por idade.
Quando ela abrir o MEI, então para-se de recolher e passa para o MEI, ok.
Outra coisa e fundamental consultar pessoalmente o INSS para checar a situação dela perante a Previdência Social, ok..

há 6 semanas Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 10:22

Obrigado Carlos Alberto.
Acho que entendi. Supondo então que ela já tenha contribuído 10 anos como autônomo, será necessário mais quanto tempo de contribuição para se aposentar por idade?

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.