x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 165

SEGURO DESEMPREGO

Jaqueline

Jaqueline

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2020 | 21:32

Gostaria de saber como que funciona o seguro desemprego, exemplo:  Trabalhei 1 ano e 7 meses de carteira assinada em uma empresa X, pedi conta. Depois de 2 meses desempregada consegui outro emprego na empresa Y, fiquei dois meses na Y e também saí, recebi uma proposta na empresa  Z no qual fiquei 11 meses, Ee saí. Supondo que eu esteja em outra empresa agora, e essa empresa me mandar embora eu teria o direito de receber o seguro?

obs: Nunca fui mandada embora, sempre pedi para sair.

Luciana Arrais

Luciana Arrais

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2020 | 08:57

Jaqueline

O pagamento do seguro-desemprego é feito de três a cinco parcelas, variando de acordo com o número de meses trabalhados e se a solicitação está sendo feita pela primeira, segunda ou terceira vez.

Primeira solicitação:
De 12 a 23 meses trabalhados – receberá quatro parcelas
24 meses ou mais – receberá cinco parcelas

Segunda solicitação:
De 9 a 11 meses trabalhados – terá direito a três parcelas
De 12 a 23 meses – receberá quatro prestações
24 meses ou mais – deve receber cinco parcelas

Terceira solicitação:
De 6 a 11 meses trabalhados – receberá três parcelas
De 12 a 23 meses – terá direito a quatro prestações
24 meses ou mais – receberá cinco parcelas

Além disso, no período que estiver recebendo o benefício, não é permitido receber outra remuneração oriunda de vínculo empregatício formal ou informal, de acordo com o Ministério da Economia.

Atenciosamente,

Luciana Arrais
Jaqueline

Jaqueline

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 5 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2020 | 08:31

Luciana, a dúvida na verdade seria: para receber o seguro pela primeira vez tenho que ter trabalhado na MESMA EMPRESA De 12 a 23 meses trabalhados? Ou isso não tem a ver? 

Desde já agradeço, 

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2020 | 08:51

Quanto tempo é preciso ter trabalhado para receber seguro-desemprego. A Lei Federal 13.134/15 determina que é necessário ter trabalhado pelo menos 12 meses no último um ano e meio para solicitar o benefício pela primeira vez.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Luciana Arrais

Luciana Arrais

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2020 | 14:37

Jaqueline

Não precisa ser na mesma empresa, desde o contrato de todos seja por motivo de dispensa e nao por pedido de demissão ou termino de contrato.

Atenciosamente,

Luciana Arrais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade