x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 62

Luana Romualdo

Luana Romualdo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2020 | 09:06

Bom dia. 
Sou auxiliar administrativo de um estabelecimento, cuido da parte administrativa o que inclui: contas a pagar, lançamento em sistema , emissão de NF, controle de caixa e cofre, compra de mercadorias para o estabelecimento. Porém há 1 semana atrás meu chefe incluiu atividades de DEPARTAMENTO PESSOAL no meu check list. Isso é permitido? Em momento algum  disse que faria DP. Se eu me negar a fazer ele poderá me dispensar por justa causa ou algo do tipo? 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2020 | 09:11

Acúmulo de função ocorre quando um trabalhador exerce, além da sua função, atividades de um cargo diferente. Já o desvio de função ocorre quando o empregado é obrigado a exercer função distinta daquela para a qual foi contratado, afeta a outro cargo.

A fundamentação principal destes julgados negando o adicional é que não havendo prova ou cláusula expressa no contrato de trabalho a respeito das funções que devem ser exercidas, o empregado se obriga a todo e qualquer serviço compatível com sua condição pessoal (parágrafo único do artigo 456 da CLT) ...

Justa causa é quando o funcionário comete algo incorreto, quem está cometendo é o empregador.

Em função do desemprego no país, está havendo abusos.
Cabe a vc verificar se aceita ou conversa com bastante sutileza para rever a situação.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Luana Romualdo

Luana Romualdo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2020 | 09:20

Entendi Telma, muito obrigada!

Outra coisa, preciso de um feedback de como deveria falar à ele isso? Minhas atividades no adm ja estão no limite e como ele sempre encontra um "jeitinho" o que ele provavelmente faria é diminuir minhas atividades para assim me incluir no DP. Preciso de um argumento pra isso, pode me ajudar? 
Lembrando que não tenho superior em RH, portanto não entendo quase nada do cargo, não quero fazer nada que prejudique a empresa, e ele quer que eu assuma outras duas empresas mas que não abandone a minha atual função. 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2020 | 09:36

Ah Luana, vou te dar uma dica que vai servir para tudo em sua vida...
O problema não são as palavras mas sim o tom usado...
Vc deve falar com sinceridade, naturalidade e com um tom de pacificação...pense que tem uma fila de 1 bilhão de desempregados loucos por essa vaga...

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2020 | 10:13

Luana Romualdo

Realmente isso vem acontecendo bastante diante da realidade do país....muito desemprego e pessoas não qualificadas....as empresas acabam abusando mesmo! 

Isso poderia sim ser considerado errado, já que vc não está capacitada para exercer essa função....ele estaria te cobrando algo fora do seu contrato de trabalho e além da sua capacidade técnica, porém, eu vejo como uma ÓTIMA oportunidade de aprendizado, caso vc esteja disposta a aprender, é claro. Tudo tem um lado positivo.

O setor de pessoal é bem abrangente, demanda muito conhecimento da legislação e seria algo bem diferente do que vc já faz, então sugiro que converse com ele nesse sentido, de mostrar que é uma grande responsabilidade e que vc, ao aceitar assumir essa demanda, precisaria de um incentivo como um reajuste salarial.



Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.