x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 84

Recebo Seguro Desemprego?

Jonathan Augusto de Souza

Jonathan Augusto de Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Atendente Comercial
há 4 anos Sábado | 18 janeiro 2020 | 02:05

Oi pessoal, tenho uma dúvida em relação ao seguro desemprego, é o seguinte: Trabalhava nessa empresa desde 19/11/2016, fui afastado pelo INSS em 04/10/2018 e fiquei afastado até 10/09/19. Voltei a trabalhar e fui mandado embora sem justa causa em 10/01/2020.
Estava pesquisando sobre o seguro desemprego e cai nessa dúvida:

Quais são as condições para receber o Seguro-Desemprego​?​
Trabalhador Formal
​Ter sido dispensado sem justa causa;
Estar desempregado quando do requerimento do benefício;
Não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e da sua família;
​Não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente e pensão por morte;
​Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, relativos
- 1ª solicitação: pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;


Desde que voltei ao serviço, não consegui receber esses 12 meses de salário que pedem, pois só voltei a trabalhar a 5 meses. Nesse meu caso, ainda tenho direito a seguro ou esses meses são apenas para base de calculo (Eu vi essa informação em outro tópico, esse aqui, para ser exato: https://www.contabeis.com.br/forum/departamento-pessoal-e-rh/110032/seguro-desemprego-apos-auxilio-doenca/)?

É o meu primeiro serviço com carteira assinada, logo é minha primeira solicitação de SD.

Pesquisei feito um louco e não achei nada, me ajudem, por favor! Agradeço a atenção.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2020 | 10:40

Jonathan Augusto de Souza

Essa questão do seguro desemprego é bem chata de analisar.....sugiro que vá dar entrada no benefício. Somente o órgão responsável poderá analisar sua situação e dar 100% certeza.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.