x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.238

Pedido de antecipação de retorno de férias

BRUNA MARIA

Bruna Maria

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 4 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2020 | 14:10


A empresa pediu para o funcionário retornar 5 dias antes do término de suas férias, devido a um outro colaborador ter pedido demissão, sem cumprir aviso. Qual é a tratativa de compensação e cálculo para pagamento, caso o funcionário faça este retorno, para atender a necessidade da empresa?
Obs: Quando foi solicitado o pedido, o funcionário estava em gozo de suas férias, cujo período aquisitivo foi: 23/12/2019 à 13/01/2020. Já havia vendido 10 dias. 

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2020 | 14:38

Bruna, boa tarde.
A empresa correu um grande risco, se estivesse acontecido com acidente a empresa teria que arcar com todos os custo, INSS/JUSTIÇA/SEGURO DE VIDA e outros.
No seu caso, a melhor forma e pagar como hora extra de no mínimo 100%, (ver cct), logicamente que isso é para "menizar" se alguém denunciar junto ao sindicato/m.trabalho a empresa PODERÁ ser penalizada, a não ser que tenha uma justificativa muito grande, e no seu caso não é.
Deveria ter contratado alguém para cobrir esses dias, sabemos que é complicado, mas .......

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2020 | 09:59

Bruna Maria

Concordo com o Carlos...esse procedimento não existe na legislação, portanto não tem uma forma legal de resolver e sim amenizar o problema.

Pague como horas extras.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.