x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 115

Funcionário em tratamento medico sem atestado

Silvia Helena

Silvia Helena

Bronze DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 4 anos Sexta-Feira | 24 janeiro 2020 | 12:24

Olá,

Estou com uma situação que não sei como resolver: minha empresa atua na area de telecomunicações. 

Tenho um tecnico de instalação que no sabado passado 18/01 compareceu ao SPA apos aparecer com algumas feridas nas mãos, braços etc. Entre consultas e exames até dia 21/01 foi diagnosticado com leishmaniose, trouxe as declações e resultado do exame, me informou que começaria o tratamento hoje, nós trabalhamos com regime de banco de horas, liberei 1 dia (saldo que ele possuia)  para completar a semana longe da empresa, sendo que as declações não abandonam as faltas. 

Eu esperava que ele pegasse atestados mas esse tratamento segundo o informado pelo medica, acontece por injeções durante um mes, e que somente depois desse periodo ele estaria totalmente bem, porém ele somente ira trazer declarações nesses dias marcados para a injeção, a medica informou para ele que ele deveria ser consultado com um medico da empresa, para que possa ser avaliado se ele pode trabalhar assim, considerando que ele ainda esta com as feridas e trabalha com atendimento ao publico por ser tecnico.

Por favor poderiam me informar como proceder nessa situação, se devemos seguir esse conselho e se caso ele não possa trabalhar o que podemos fazer ja que ele não possui atestado para ser encaminhado ao INSS, sendo que estavamos planejando colocar esse colaborador de aviso prévio trabalhado em fevereiro antes mesmo de sabermos disso, gostaria de saber se podemos prosseguir com isso, ele possui uma férias vencida também. Obrigada desde já.

magno bastos de paula

Magno Bastos de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 24 janeiro 2020 | 14:47

Boa tarde,

Situação complexa, porém a médica dever avaliar se ele tem ou não condição de trabalhar. Sendo assim,  encaminharia ele para o médico do trabalho, sendo considerado  inapto, solicitaria um atestado médico  particular e encaminharia para o INSS.   

"As Dificuldade estão para todos os lados,basta apenas encara -las,para conquistar o sucesso" . Magno Bastos
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 24 janeiro 2020 | 16:48

Silvia Helena

Se ela está tratando dele, ela, melhor que ng, sabe das condições físicas do paciente, então ela deveria sim dar atestado a ele, a não ser que o problema não demande de afastamento do trabalho.....

Se ele tem plano de saúde, sugiro consultar com outro médico.

Enquanto isso, tente encaminhá-lo ao médico do trabalho, pois caso ele tenha dúvidas, poderá entrar em contato com essa médica para analisar o caso, mas, das vezes que tentei fazer isso, não obtive sucesso.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.