x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 121

Como encontrar valor da hora trabalhada para escala 12x36?

Leonardo Barbosa

Leonardo Barbosa

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 5 anos Segunda-Feira | 27 janeiro 2020 | 15:10

Boa tarde, pessoal

Eu pesquisei na internet e encontrei pessoas falando de diferentes formas, por isso resolvi pedir ajuda aqui.

Para alguém que trabalha numa escala 12x36, portanto 180 horas mensais, qual a forma correta de encontrar o valor da hora trabalhada? Levando em consideração que ele entra 19h e saí às 07h, ou seja, entre 22h e 5h ele trabalha na verade 8h, pela duração da hora em horário noturno.

Se possível deixar a lei que me mostre como deve ser feito o cálculo.

Eros de Oliveira

Eros de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 27 janeiro 2020 | 15:47

Como a hora noturna é computada com 52,5  e geralmente calculamos escalas pensando em hora normal, eu recomendo usar a seguinte lógica.
Se a hora noturna sofre redução de 1,142857. (52,5 * 1,142857 = 59,9999).
Acrescente sobre cada hora computada como 60min um acréscimo de 1,142857, ou seja, cada hora dessa trabalhada será na verdade 68,57.
Dito isso, para cada hora noturna trabalhada como se fosse diurna o empregado ultrapassou 8,57. ( minutos horas e 34 segundos).
Você pega esses minutos e segundos  e multiplica pelo total de horas noturnas e terá oque chamamos de Hora extra - Noturna reduzida.
A outra opção seria refazer a escala do funcionário considerando cada hora como 52,5, ou seja, de 21 as 21,52 = 1 Hora, de 21:52 Até tal horário + 1 hora, e assim sucessivamente.
Obs: Você só precisa pagar a HE reduzida se ele realmente ultrapassar o limite diário, se não, é só pagar cada hora noturna com 20% de acréscimo.

Eu espero que tenha entendido, tenho essa hábito de detalhar demais as coisas e acabar prejudicando o resultado final, mas espero ter ajudado, rs.

Att.,
Eros de Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade