x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 242

Como cálcular ou emitir GPS Empregado Urbano?

Paulo Roberto

Paulo Roberto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2020 | 15:21

Olá!

Caros Colegas!

Gostaria de saber como cálcular a GPS do INSS de um trabalhador urbano vinculado a uma empresa Ltda.? Existe algum aplicativo gratuito?
Pois procurei em varios lugares na net e não encontrei.

Salário 2100,00

Alguem poderia me ajudar? Agradeço antecipadamente!

Paulo Roberto

Paulo Roberto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2020 | 17:21

Obrigado por me responder primeiramente.

Mas lá não tem trabalhdor urbano vinculado a empresa ou tem que tem a opção para cálcular a guia gps de um funcionário de empresa.

magno bastos de paula

Magno Bastos de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2020 | 17:36

Boa tarde,

1º   Baixa SEFIP
2 º  Importa o arquivo sefip. re  ou cadastra as informações
3º Confere os valores
4º Executa o arquivo
5º Envia  a sefip pelo conectividade social
6 º Paga a gps;
Obs: Se empresa estiver no eSocial , deverá ser feito seguir o cronograma do eSocial e talvez tenha que fazer por  ele.


"As Dificuldade estão para todos os lados,basta apenas encara -las,para conquistar o sucesso" . Magno Bastos
Adriana Atanácio

Adriana Atanácio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2020 | 09:18



Bom dia Paulo!

No caso do funcionário estar registrado pela empresa, o recolhimento é feito através do envio da GFIP, conforme o Magno orientou. Porem, se a empresa possui mais de um contribuinte e o recolhimento se destina a apenas a um em específico, a contribuição não será destinada a esse contribuinte, pois o recolhimento da GPS é através do CNPJ da empresa e somente com o pagamento total da guia, que quita todos os contribuintes que foram enviados na GFIP.
Para emissão da guia avulsa (fracionada) segue link:
http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/calcContribuicoesEmpresasEOrgaosPublicos/inicio.xhtml

A emissão da guia deve ser feita com os dados da empresa.

Paulo Roberto

Paulo Roberto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2020 | 09:45

Olá Amigos!!

Então a gps que quero pagar passou do vencimento, pelo sefip fui orientado pela caixa que pelo programa sefip não conseguiria fazer e conseguiria emitir pelo site da receita, mas vi que no site da receita não tem trabalhador urbano. Então como seria a emissão? Por contribuinte individual? Facultativo? Seria correto colocar contribuinte individual? Ma ele é um empregado  urbano.

A gps está vencida e a sefip não faz gps vencida.

Obrigado por me responder amigos.

Adriana Atanácio

Adriana Atanácio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2020 | 09:47



Bom dia Paulo!

A GPS é recalculada pelo site abaixo:
http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/calcContribuicoesEmpresasEOrgaosPublicos/inicio.xhtml
Trabalhador urbano, é registrado pelo CNPJ.
Por isso a emissão da GPS é atraves do CNPJ da empresa.
Mas como dito anteriormente, se houver mais de um funcionário registrado, a quitação da GPS ocorre apenas quando paga integral, conforme enviado em GFIP.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.