x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 225

ATESTADO APENAS 15 DIAS DENTRO AVISO PREVIO

VANDA

Vanda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 4 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2020 | 13:31

Boa tarde ! O empregado estava de aviso prévio trabalhado em data de 16/01/2020, que terminaria no dia 15/02/2020. Acontece que apresentou atestado de 15 dias (não houve beneficio pago pelo INSS) . O atestado terminou no dia 17/02/2020. Daí como proceder ? Qual a data devo fazer a rescisão ? Sendo que o periodo do atestado extrapolou o aviso em 02 dias.
Por favor me ajude

Luciana Arrais

Luciana Arrais

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2020 | 13:58

Vanda

Assim, se o empregado estava com aviso prévio de 30 dias e recebe  atestado para se afastar por 15 dias, apenas após seu retorno do afastamento é que a contagem dos 30 dias de aviso prévio retornará.

Atenciosamente,

Luciana Arrais
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2020 | 15:51

Vanda,

Lembrando que os 15 dias primeiro e por conta da empresa, a contagem do aviso prévio deve ser retorna apos o retorno do funcionário.

Dê uma olhada no material abaixo, fala sobre o assunto;

Assim, se o empregado estava com aviso prévio de 30 dias e no quinto dia é atestado para se afastar por 15 dias, apenas após seu retorno do afastamento é que a contagem dos 30 dias de aviso prévio retornará.
A dispensa do empregado doente que já esteja de aviso prévio, mesmo que a doença não tenha relação com o trabalho, pode acarretar a reintegração do funcionário em eventual processo judicial. E este entendimento encontra amparo nos Tribunais, já que foi editada a Súmula 371 do Tribunal Superior do Trabalho que trata do tema.
Se o funcionário tiver optado pela redução de 7 dias de trabalho no aviso prévio, conforme prevê a lei, quando findar o atestado, o trabalhador não precisará ir para a empresa para cumprir os sete dias restantes, devendo apenas fazer o exame demissional para verificar sua aptidão ao trabalho.
Além disso, vale ressaltar a situação do trabalhador, que durante o aviso prévio é aposentado por invalidez. Neste caso, também há a suspensão de seu contrato de trabalho, porém, com base na lei previdenciária, o contrato poderá ficar suspenso por até 5 anos, a depender do laudo emitido pelo INSS.
Vale dizer, que durante a suspensão do contrato não há pagamento de salário, mas caso o trabalhador tenha plano de saúde empresarial, a empresa deve manter o plano ativo e sob sua responsabilidade.
Por fim, após a extinção do contrato de trabalho, a empresa deve oferecer ao empregado que mantenha o plano de saúde empresarial por mais dois anos, mas desta vez quem arcará com o valor integral é o trabalhador. Isto vale para todo e qualquer empregado que já tenha plano de saúde empresarial.

Ana Claudia Martins Pantaleão, especialista em relações de trabalho do Massicano Advogados.



https://www.jornalcontabil.com.br/trabalhador-ficou-doente-durante-o-aviso-previo-e-agora/

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.