x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 181

Desconto em Folha de Pagamento

Jessika Fonseca de Souza Braga

Jessika Fonseca de Souza Braga

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 4 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2020 | 17:07

Boa Tarde
Alguém pode me ajuda em uma questão sobre um desconto na folha de pagamento ?

primeiro quero saber qual limite de percentual para desconto,

agora vamos ao caso 
o funcionário recebi salario de CCT 1.089,38, fui orientada que o máximo que posso descontar dele e 40% sobre o salario 
então limite pra desconto 435,75
suponhamos que temos convênio + adiantamento + plano de saúde tenho que englobar os 40% nisso
convênio: 145,25
adiantamento: 145,25
plano de saúde: 145,25 porém a mensalidade é 85,88 e no mês que o colaborador usar o plano ele irá pagar a mais 33,00 por cada consulta e se caso for internado 90,00 então, 85,88+33,00+90,00= 208,88 (quer dizer então n que não posso implantar um plano de saúde na empresa pois excederia o limite máximo de desconto ?

ATT

Jessika Souza


carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2020 | 06:55

Jessika, bom dia.
Não é bem assim, os 40% e referente ao adiantamento salarial, (percentual que consta em cct na maioria das convenções).
Cada desconto tem o seu próprio teto, exemplo
Refeição = 20% do CUSTO DA REFEIÇÃO, 
Vale Transporte = 6%
C.Médico, = (precisa checar a cct), caso contrário pode descontar o valor que a operadora cobra

O adiantamento salarial a empresa precisa checar a cct, pelo seu exemplo (acima) está errado, se a cct menciona 40% então a empresa tem que cumprir,ok..

whatsapp = 12.99768.5454
















carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 28 fevereiro 2020 | 09:29

Jessika, bom dia.
Quando e assim, a empresa deve comunicar aos empregados que o desconto será de R$ xx , cabe ao empregado aceitar ou não, mas tem que ser por escrito.
Aqui cobramos 50% do valor da mensalidade.
Alguns não aceitaram.
Tenho conhecimento que algumas empresas cobram 100%, ou seja, repassa o valor ao empregado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.