x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.848

Calculo de hora extra no décimo terceiro salário.

Carol Martins

Carol Martins

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 4 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2020 | 20:18

Olá. Gostaria de confirmar se o cálculo de hora extra no décimo terceiro salário é feito da seguinte forma: São somadas todas as horas extras feitas de janeiro a novembro, tirada uma média de quantidade de horas extras mensais, e multiplicada pelo valor da hora extra do colaborador. E em dezembro, uma média dos últimos 12 meses, e multiplicado pelo valor da hora extra do colaborador, certo? Se o o cálculo dever ser feito considerando o mês de novembro completo, e o colaborador recebe antes do fim do mês, como são calculadas as horas do fim do mês? A mesma dúvida tenho relacionado ao mês de dezembro. Eu quero fazer o cálculo do meu décimo terceiro, pois acho que a empresa me pagou com erro. Ainda consigo recorrer, caso identifique o erro? Ficaria extremamente grata, caso alguém possa me ajudar.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2020 | 06:50

Ana, bom dia.
O calculo e o seguinte
1º Parcela = (((soma das horas extras de Janeiro à Outubro)/10)) x salario hora) x percentual da hora extra
2 º Parcela = (( soma das horas extras de Janeiro à Novembro)/11)) x salario hora) x percentual da hora extra
Caso tenha hora extra em Dezembro, então e calculado a complementar
Complementar = ((soma das horas extras do ano)/12) x salario hora) x percentual da hora extra
Essa complementar deve ser pago até o quinto dia util de Janeiro (ano subsequente)

obs.: quanto menciono percentual da hora extra e de cada percentual (50%, 100% e outros).

Cada percentual e um calculo, não se pode somar em um calculo só, todos os percentuais, ok...


whatsapp = 12.99768.5454









O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.