Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 2.297

DIRF - Fl de Pgt pelo Regime de Caixa ou Competência?

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2020 | 10:57

Pessoal bom dia.

Sei que tem vários tópicos da dirf mas não encontrei a minha dúvida de forma que eu preciso entender. por favor me ajudem.

a empresa funciona assim.:
esta cadastrada como regime competencia (ate onde eu entende competencia é que se paga o salario no ultimo dia do mes), MAS na pratica o salario e depositado na conta no quinto dia util do proximo mes exemplo mes 02/2020 o salario vai cair na conta dia 05/03, outra observação é que a empresa faz vale mas não processa a folha do adiantamento.

na dirf eu preciso seguir o regime de competencia certo? exemplo salario de 01/2019 na linha janeiro correto?
pra eu conferir com a listagem do ecac a conferencia pra bater com a declaração eu devo somar os darfs pagos no periodo de 01/2019 a 12/2019 ou devo somar as apurações?

gente por favor me ajudem

e se puderem ajudar ainda mais o que essa pratica da empresa de ter um regime e na pratica ser outro pode trazer de problema??

muitissimo obrigada.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2020 | 17:05

Boa tarde.

Juliana,

Tudo vai depender de como foi recolhido os DARF's da retenção, por exemplo a folha processada em 01/2019 (que foi paga em 05/02) , no Darf  o período de apuração foi colocado em 31/01 em recolhido em 20/02 ou 28/02 e recolhido em 20/03?

atte

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2020 | 17:15

Oi Vanderlei , boa tarde.

A data do processamento da folha é sempre assim 01 a 30 do mes.
Periodo de apuração do darf é sempre o ultimo dia do mes tbm então pagto de janeiro que caiu na conta em 05/02 a apuração do darf é 31/01 e o pagamento é 20/02.

por favor preciso muito de ajuda não estou entendendo nada. 

desde ja agradeço o tempo disposto a me ajudar.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2020 | 09:18

Bom dia.

Como a apuração do darf está sendo feita pela competência eu também entregaria a DIRF pela competência, justamente para não haver divergências na base da RFB entre o valor informado na DIRF e os valores recolhidos.

Posteriormente você analisa a possibilidade de corrigir o seu sistema e o recolhimento dos Darf's para o regime caixa.

atte,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2020 | 09:23

bom dia  Vanderlei Montrezol, obrigada pela sus resposta.
Na hora de eu conferir o total de darf na dirf eu vou comparar com o relatorio que puxei do ecac eu vou pela apuração ou pela arrecadacao?

obrigada

Edna

Edna

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2020 | 09:50

bom dia, estou com um problema na dirf 2020/2019 , que não consigo solucionar. nos relatórios e no sistema não existe um valor em outros, mas, quando gero no pva da dirf, aparece um valor para o sócio que não existe. alguém sabe como solucionar esse erro?

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2020 | 10:00

Juliana,

O relatorio que você extrai do ecac já é a arrecadação, então você compara ele com o que está informado e apurado na dirf.


Edna,

Você tentou localizar esse campo no programa da DIRF?

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2020 | 11:24

Vanderlei Montrezol, BOM DIA.

Desculpa estou muito confusa ainda ....

Por exemplo na dirf eu vou informar competencia correto? Então pra eu somar se os darfs estão batendo com a DIRF eu somo a linha da apuração correto? pois se eu somar a arrecadação não vai bater com a dirf ...  O cruzamento que a receita federal faz para bater as informações é assim? 

E outra duvida, se eu entregar competencia como eu vou entregar o informe para o funcionário entregar o seu imposton de renda não vai ficar errado? pois na verdade na conta dele não caiu o que esta informado na dirf devido as datas de pagamento .... não sei se tem haver

E a ultima coisa é na dirf na linha de janeiro eu coloco o valor do holerite de janeiro mesmo ele tendo recebido no dia 05/02 entendi certo?

Muito Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.