x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.066

Como ter acesso a uma convenção coletiva

FILIPE OLIVEIRA SIMÕES

Filipe Oliveira Simões

Bronze DIVISÃO 1 , Autônomo(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 2 março 2020 | 10:22

Olá, trabalho em um escritório contábil em uma cidade pequena, onde as empresas não são filiadas a sindicatos, como faço para conseguir a convenção coletiva,
visto que as empresas devem seguir o que esta acordado em convenção?
Liguei para o sindicato da categoria do comércio e me disseram que se não contribuir não tem direito a convenção, mas como vou saber o salário?

Willian Winter

Willian Winter

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 2 março 2020 | 10:49

1) Independente de contribuírem ou não todos os colaboradores de certo ramo de atividade ou função são acolhidos por algum sindicato, isso continua sendo um direito do trabalhador;
2) A contribuição é facultativa e cabe ao empregado querer ou não contribuir;
3) As convenções devem estar homologadas junto ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para terem seu definitivo valor e QUALQUER UM deverá ter acesso a Convenção Coletiva. Inclusive dá para buscar no site do MTE, mas é um tanto quanto chato.
4) As vezes o sindicato que está vendo pode não abranger a sua cidade ou região, nesse caso verifique se ha um sindicato de âmbito estadual.

FILIPE OLIVEIRA SIMÕES

Filipe Oliveira Simões

há 5 anos Segunda-Feira | 2 março 2020 | 11:23

Obrigado por responder, este sindicato o qual liguei eu sei que abrange minha cidade, pois falei com a presidente, e ela me pediu uma lista das empresas para ver se estavam contribuindo, pq caso contrário não iria passar a convenção

Sabe como consigo ver no site do MTE, e em caso de não ter um sindicato que abrange minha cidade como saber se tem ALGUM DE AMBITO ESTADUAL?

FILIPE OLIVEIRA SIMÕES

Filipe Oliveira Simões

há 5 anos Quinta-Feira | 5 março 2020 | 09:04

Este sindicato não tem a convenção publicada, nem site, a responsável por ele disse que só passa  a convenção para quem for filiado.
Achei muito estranho, e também estou perdido não sei de onde posso me basear para o salário do comercio. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade