x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 4.690

ESOCIAL SIMPLIFICADO MEI

Fernanda

Fernanda

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 3 março 2020 | 14:19

Boa tarde a todos, por gentileza preciso de informações.

Tenho um cliente que é MEI e está contratando um empregado. Fiz o acesso no e-social simplificado e consegui efetuar o cadastro do empregados MEI e do empregado, porém não tenho aparece opção para fechamento da folha de pagamento, alguém sabe me dizer como devo proceder? É possível efetuar o calculo da folha de pagamento diretamente através do modulo e-social simplificado?

Desde já agradeço pela ajuda.

Fernanda.

Rosemeire Aparecida Lozano

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 6 julho 2021 | 11:34

Bom dia a todos.
Tenho um MEI e contratou 1 funcionário em junho/2021.  Através do código de acesso efetuei o cadastramento do funcionário no E-social, porem não possui as rubricas, que conforme manual seriam disponibilizadas automaticamente.  Entrei em contato com o suporte que pediu para trocar pelo WEB Geral.  Já fiz e não adiantou. Entrei novamente e me disseram hoje que tenho que cadastrar as Rubricas na mão. Alguém já teve esse problema ?  Como vocês resolveram ?  

Desde já agradeço a ajuda

abraços a todos

MATHEUS

Matheus

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 6 julho 2021 | 15:04

Pessoal, para o MEI através do código de acesso eu realizo o seguinte procedimento:

1º: Login no portal do E-social
2º: Clicar na opção Trocar Perfil/Módulo
3º Clicar na opção Geral Pessoa Jurídica (pois o Simplificado não está aparecendo as informações que precisamos)

Após isso, irá ter o Menu na barra superior do Portal, com as opções de Folha de Pagamento, dentre outras.

A primeira coisa que eu fiz, foi cadastrar as Rubricas (MANUALMENTE), por meio da opção Empregador/Contribuinte>Tabelas>Rubricas.

Depois disso, vá em Folha de Pagamento>Gestão da Folha>Trabalhadores>Remuneração Devida e Pagamentos, preenchendo manualmente essas duas informações com os proventos e descontos do funcionário no respectivo mês. Após lançar todas as informações pertinentes, realize o fechamento em "Encerrar Folha".

É um procedimento um pouco chato, que demora certo tempo até "pegar a manha", mas foi a forma que utilizei para enviar as informações ao e-Social, já que o cliente não fez o certificado digital até hoje.. Basicamente tive que fazer o cadastro do funcionário em meu sistema contábil (para que o mesmo realize o cálculo e controle das informações), mas as informações não vão direto para o e-social, pela falta do certificado, com isso acabei gastando certo tempo preenchendo informações manualmente, sendo que o sistema faz isso, de uma forma bem mais segura (e rápida).. Mas para quem precisa realizar o envio, como foi meu caso, recomendo a fazer isso..

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 6 julho 2021 | 15:18

Matheus, obrigada pela ajuda.  Estou chegando a conclusão que terei que fazer o mesmo, pois o cliente abriu o mei em abril/2021 e não adquiriu o certificado. Já cadastrei a empresa, o funcionário e o que esta faltando são as rubricas. Me tira uma dúvida, as rubricas são as mesmas utilizadas de uma cliente normal?  Existe algum padrão que você recomende?  o E-social para o MEI gera alguma guia para recolhimento?
Desde já agradeço por sua ajuda.
abraços 
Rose

MATHEUS

Matheus

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 6 julho 2021 | 16:42

Para as rubricas, eu utilizei como exemplo as dos meus clientes normais mesmo.. Fiz assim, no identificador coloquei o nome PADRÃO, e cada rubrica cadastrada fui utilizando os códigos: 001, 002, 003... Ai fui preenchendo uma por uma, a Natureza, o Tipo e a Incidência.. é bem chato mesmo. Além disso, tem que cadastrar lotação tributária dentre outras coisas que o portal solicitar. Utilize ao mínimo 2 abas do navegador com o e-social, para auxiliar a fazer os procedimentos..
Em relação as guias, não consegui gerar nada pelo e-social.

Transmiti a GFIP pelo certificado e-CNPJ do escritório mesmo, para gerar as guias. Mês que vem já não sei qual será o procedimento correto para pegar essas guias, mas no momento fiz isso para enviar as obrigações acessórias dentro do prazo.

HS Contabilidade Digital

Hs Contabilidade Digital

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 31 janeiro 2022 | 12:36

Bom Dia! Ao encerrar a folha do MEI aparece essa mensagem: No caso de empregador Pessoa Jurídica, todos os eventos periódicos (exceto S-1298 e S-1299) e desligamentos/términos de TSVE de um mesmo período de apuração (mês/ano da data do desligamento (S-2299) ou da data do término de TSVE (S-2399)) devem possuir campo processo de emissão [1, 3] ou [4]. Ação sugerida: Verifique a informação prestada no referido campo e as datas informadas no período de apuração.O que significa? O que devo fazer? Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade