x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 120

Funcionário trabalhando e recebendo seguro desemprego

NIL

Nil

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 março 2020 | 10:02

funcionário esta trabalhando sem vinculo e recebendo seguro desemprego, se por um acaso esse funcionário é demitido, e resolve entrar na justiça pleiteando os direitos desse período que estava sem registro mais recebendo seguro, quais consequências isso pode dar para empresa? e o que ela poderia fazer para para se resguardar quanto a um problema quanto a isso? poderia registrar o funcionário retroativo? ou se ela resolver voltar atras e readmitir esse funcionário, poderia registrar apartir desse momento e fazer algum documento que resguradace ela futuramente? 

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Domingo | 8 março 2020 | 07:45

Nil, bom dia.
Nesse caso a Justiça irá penalizar a empresa, afinal a empresa NÃO PODERIA ter esse empregado trabalhando sem registro.
Além disso se acontecer algum acidente, a empresa terá que arcar todas as despesas do INSS, afinal o INSS irá solicitar o reembolso do auxilio doença, e se o acidente for fatal, ai sim o prejuizo será bem maior, podendo até, caso a familia ingresse na Justiça, a mesma PODERÁ (caso o mesmo não seja aposentado) condenar a empresa em uma indenização mensal até a aposentadoria. (já presenciei caso assim).
Nil, oriente seu cliente/empregador o risco que está correndo, não compensa.

LUIZA ROCHA

Luiza Rocha

Bronze DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 9 março 2020 | 08:38

Bom dia Nil,

Além de tudo que o Carlos descreveu, o funcionário indo na justiça ele também será penalizado, não só a empresa, pois será obrigado a devolver todas as parcelas que recebeu indevidamente do seguro. Então as duas partes vão ser prejudicadas, claro que a empresa muito mais, sem falar nos riscos que corre.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.