x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 66.211

Movimento R1 NA SEFIP - CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO

Celso Serrano Araujo

Celso Serrano Araujo

Prata DIVISÃO 4 , Analista Sistemas
há 5 anos Segunda-Feira | 9 março 2020 | 15:28

Boa tarde,

Nesse mês estou declarando a SEFIP de uma empresa que adiantou a 1ª Parcela do 13º Salário para alguns funcionários aniversariantes no mês, dentre esses trabalhares existem alguns que possuem a categoria 04. Conforme Manual da SEFIP, devo incluir a Movimentação R1 para distinguir a categoria 04 por prazo determinado do contrato intermitente, pois ambos contratos utilizam a mesma categoria.

Estou deparando com o problema para fechar a declaração, pois a SEFIP está apresentando o erro 1245 - BASE DE CÁLCULO 13º SALÁRIO DA PREVIDENCIA SOCIAL - REFERENTE A COMPETENCIA DO MOVIMENTO DEVER SER IGUAL A REMUNERAÇÃO 13º SALARIO PARA A CATEGORIA 04 SEM MOVIMENTO R1. Já informei o movimento R1, já lancei o trabalhador importando do arquivo da folha e também fiz manualmente, sem sucesso.

Estou utilizando a versão 8.40 de 16/01/2020.

Alguém está conseguindo declarar a SEFIP  de Trabalhador por prazo determinado com 13º salário?

Entrei em contato com 0800 da caixa, infelizmente eles não conseguiram ajudar. Já tentei 3 vezes - providencialmente as ligações caem depois de 30 minutos, logo após explicar todo o contexto do problema e o atendente solicitar para aguardar, pois estaria pesquisando.

Agradecido,

Ecio Almeida

Ecio Almeida

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 31 março 2020 | 23:55

Celso Serrano Araujo Boa noite! Estou com um problema parecido. Hoje (31/03/2020) baixei e instalei a nova versão do SEFIP conforme circular da Caixa, referente a nova alíquota progressiva (reforma da previdência). Após a instalação fiz o backup dos dados que havia na versão anterior, até aqui tudo bem. Abri o movimento normalmente, preenchi os dados do movimento, porém esta dando essa mesma mensagem de erro que você mencionou. Observação os funcionários são intermitentes.

*** Celso Serrano Araujo Acho que descobri! Na Aba dados do movimento (de cada trabalhador) no ultimo campo "Base de calculo do 13° salario da previdência  social"  e "Referente à competência do movimento" (tem que puxar o cantinho da janela do programa / ampliar a tela pra poder ver melhor), preenchi o mesmo valor do 13° no campo "Remunerações" . Fiz a simulação e funcionou! 

Celso Serrano Araujo

Celso Serrano Araujo

há 5 anos Quinta-Feira | 2 abril 2020 | 07:31

Bom dia pessoal,

Nessa última versão já corrigiram esse problema. Quando se tratar de contrato por prazo determinado, você não pode informar o campo "Referente à Competência do Movimento" do grupo "Base de Cálculo do 13º Salário da Previdência Social", senão vai aumentar o valor da Contribuição Patronal.

Atenciosamente,
Celso Serrano Araujo

Cristiano Silva de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3 , Supervisor(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 12:55

Estou com o mesmo problema relatado pelo Celso.
Já realizei a atualização para a nova versão do SEFIP disponível no site da Caixa a partir de 29/03/2020.
Na versão anterior não ocorria tal erro.
Alguém conseguiu simular ou executar nessa nova versão sem ocorrência de erros?

há 5 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 13:36

Olá Celso,
Estou usando o mesmo arquivo de backup que gerei no mês de novembro/2019.
O cliente não pagou e agora pediu para recalcular.
Quando eu importo o arquivo para a versão anterior do SEFIP e atualizo as tabelas consigo simular e executar o movimento sem erros.
Porém quando faço o mesmo procedimento nessa nova versão ocorre o erro que você citou acima.
Todos os funcionários foram informados na categoria 04.

Celso Serrano Araujo

Celso Serrano Araujo

há 5 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 14:07

Cristiano,

Na versão anterior não validava essa informação, porém já era obrigado a informar o movimento R1 para os trabalhadores com categoria 04 com contrato por prazo determinado - Lei n°. 9.601/98.

Isso ocorreu para ajustar o sistema para declarar o trabalhador intermitente, acredito que por falta de desenvolvimento evolutivo do SEFIP, foi determinado que a categoria 04 poderia ser utilizado tanto para trabalhadores com contrato por prazo determinado, quanto por intermitentes, assim, para diferenciar um do outro, foi criado a movimentação R1, que deve ser informado para o trabalhador contratado por prazo determinado, conforme Lei 9.601/98.

Para maiores detalhes, olhe no manual do SEFIP.

Atenciosamente,

há 5 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 14:27

Obrigado pela ajuda.
Pelo visto meu sistema ainda não está atualizado e o movimento R1 não está sendo exportado corretamento para o SEFIP.
Vou fazer contato com a empresa, pois é inviável ajustar 200 funcionários manualmente direto no SEFIP.

GUSTAVO HENRIQUE BARROS DA SILVA CARLES

Gustavo Henrique Barros da Silva Carles

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2020 | 15:47

Para funcionários com Contrato por Prazo Determinado, entrar em Movimento | Selecionar o Funcionário | Nova Movimentação | Descrição: R1. Considerar a Data de Admissão!
Este erro ocorre para separar os Funcionários Intermitentes dos de Contratos por Prazo Prazo Determinado.
Para os Intermitentes, o recolhimento do INSS deverá ser realizado mensalmente!
ATENÇÃO: Na Competência 11/2020 (1ª Parcela do 13º Salário) não poderá ser preenchido Base de Cálculo do 13º Salário da Prev. Social para Contratos Determinados.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade