x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 64.721

Movimento R1 NA SEFIP - CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO

Celso Serrano Araujo

Celso Serrano Araujo

Prata DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 4 anos Segunda-Feira | 9 março 2020 | 15:28

Boa tarde,

Nesse mês estou declarando a SEFIP de uma empresa que adiantou a 1ª Parcela do 13º Salário para alguns funcionários aniversariantes no mês, dentre esses trabalhares existem alguns que possuem a categoria 04. Conforme Manual da SEFIP, devo incluir a Movimentação R1 para distinguir a categoria 04 por prazo determinado do contrato intermitente, pois ambos contratos utilizam a mesma categoria.

Estou deparando com o problema para fechar a declaração, pois a SEFIP está apresentando o erro 1245 - BASE DE CÁLCULO 13º SALÁRIO DA PREVIDENCIA SOCIAL - REFERENTE A COMPETENCIA DO MOVIMENTO DEVER SER IGUAL A REMUNERAÇÃO 13º SALARIO PARA A CATEGORIA 04 SEM MOVIMENTO R1. Já informei o movimento R1, já lancei o trabalhador importando do arquivo da folha e também fiz manualmente, sem sucesso.

Estou utilizando a versão 8.40 de 16/01/2020.

Alguém está conseguindo declarar a SEFIP  de Trabalhador por prazo determinado com 13º salário?

Entrei em contato com 0800 da caixa, infelizmente eles não conseguiram ajudar. Já tentei 3 vezes - providencialmente as ligações caem depois de 30 minutos, logo após explicar todo o contexto do problema e o atendente solicitar para aguardar, pois estaria pesquisando.

Agradecido,

Ecio Almeida

Ecio Almeida

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 31 março 2020 | 23:55

Celso Serrano Araujo Boa noite! Estou com um problema parecido. Hoje (31/03/2020) baixei e instalei a nova versão do SEFIP conforme circular da Caixa, referente a nova alíquota progressiva (reforma da previdência) . Após a instalação fiz o backup dos dados que havia na versão anterior, até aqui tudo bem. Abri o movimento normalmente, preenchi os dados do movimento, porém esta dando essa mesma mensagem de erro que você mencionou. Observação os funcionários são intermitentes.

*** Celso Serrano Araujo Acho que descobri! Na Aba dados do movimento (de cada trabalhador) no ultimo campo "Base de calculo do 13° salario da previdência  social"  e "Referente à competência do movimento" (tem que puxar o cantinho da janela do programa / ampliar a tela pra poder ver melhor), preenchi o mesmo valor do 13° no campo "Remunerações" . Fiz a simulação e funcionou! 

Celso Serrano Araujo

Celso Serrano Araujo

Prata DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 4 anos Quinta-Feira | 2 abril 2020 | 07:31

Bom dia pessoal,

Nessa última versão já corrigiram esse problema. Quando se tratar de contrato por prazo determinado, você não pode informar o campo "Referente à Competência do Movimento" do grupo "Base de Cálculo do 13º Salário da Previdência Social", senão vai aumentar o valor da Contribuição Patronal.

Atenciosamente,
Celso Serrano Araujo

Cristiano Silva de Oliveira

Cristiano Silva de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 12:55

Estou com o mesmo problema relatado pelo Celso.
Já realizei a atualização para a nova versão do SEFIP disponível no site da Caixa a partir de 29/03/2020.
Na versão anterior não ocorria tal erro.
Alguém conseguiu simular ou executar nessa nova versão sem ocorrência de erros?

Cristiano Silva de Oliveira

Cristiano Silva de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 13:36

Olá Celso,
Estou usando o mesmo arquivo de backup que gerei no mês de novembro/2019.
O cliente não pagou e agora pediu para recalcular.
Quando eu importo o arquivo para a versão anterior do SEFIP e atualizo as tabelas consigo simular e executar o movimento sem erros.
Porém quando faço o mesmo procedimento nessa nova versão ocorre o erro que você citou acima.
Todos os funcionários foram informados na categoria 04.

Celso Serrano Araujo

Celso Serrano Araujo

Prata DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 4 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 14:07

Cristiano,

Na versão anterior não validava essa informação, porém já era obrigado a informar o movimento R1 para os trabalhadores com categoria 04 com contrato por prazo determinado - Lei n°. 9.601/98.

Isso ocorreu para ajustar o sistema para declarar o trabalhador intermitente, acredito que por falta de desenvolvimento evolutivo do SEFIP, foi determinado que a categoria 04 poderia ser utilizado tanto para trabalhadores com contrato por prazo determinado, quanto por intermitentes, assim, para diferenciar um do outro, foi criado a movimentação R1, que deve ser informado para o trabalhador contratado por prazo determinado, conforme Lei 9.601/98.

Para maiores detalhes, olhe no manual do SEFIP.

Atenciosamente,

Cristiano Silva de Oliveira

Cristiano Silva de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 14:27

Obrigado pela ajuda.
Pelo visto meu sistema ainda não está atualizado e o movimento R1 não está sendo exportado corretamento para o SEFIP.
Vou fazer contato com a empresa, pois é inviável ajustar 200 funcionários manualmente direto no SEFIP.

GUSTAVO HENRIQUE BARROS DA SILVA CARLES

Gustavo Henrique Barros da Silva Carles

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2020 | 15:47


Para funcionários com Contrato por Prazo Determinado, entrar em Movimento | Selecionar o Funcionário | Nova Movimentação | Descrição: R1. Considerar a Data de Admissão!
Este erro ocorre para separar os Funcionários Intermitentes dos de Contratos por Prazo Prazo Determinado.
Para os Intermitentes, o recolhimento do INSS deverá ser realizado mensalmente!
ATENÇÃO: Na Competência 11/2020 (1ª Parcela do 13º Salário) não poderá ser preenchido Base de Cálculo do 13º Salário da Prev. Social para Contratos Determinados.

Adriana Boechat

Adriana Boechat

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2020 | 15:47

Gustavo...salvador da pátria!!! Nossa passei a manhã inteira procurando resolver o problema...Obrigada Gustavo por compartilhar conosco!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.