x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 84

SOBRE DIREITO A SEGURO DESEMPREGO

Mayra Lobato

Mayra Lobato

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 4 anos Sexta-Feira | 27 março 2020 | 01:08

Oiiii, gente, boa noite, 

Estou com uma dúvida em relação a seguro desemprego (se tenho direito ou não). 

Comecei a trabalhar na empresa x no dia 16/12/2019, onde o contrato de experiência de 45 dias venceria dia 29/01/2020. Onde em nenhum momento assinaram a prorrogação do contrato por mais 45 dias, ok!  Continuei trabalhando normalmente.

Dia 13/03/2020 pediram para eu me encaminhar ao RH onde me explicaram que era o último dia do meu contrato de 90 dias (porém era o dia 89) e que não iriam renovar por motivos de corte de pessoal. Ok, encerraram o meu contrato de experiência, no mesmo dia fiz o exame demissional e conversei com o psicólogo pra deixar a situação tudo ok.  Marcaram meu retorno para o dia 24/03/2020 para assinar toda a papelada, porém ainda não fui devido à pandemia de Coronavirus e devido a empresa onde eu trabalhava ter alguns casos suspeitos de Covid-19 (trabalhava em um hospital). 

Pesquisei bastante e já li bastante também sobre seguro desemprego. Sei que no término dos 90 dias NÃO TEM DIREITO, porém sei também que se o empregador romper antes dos 90 dias (no meu caso 89 dias) o empregado tem direito sim ao seguro. Estou com essa dúvida pois em tempos de crise, vai ser bem complicado conseguir emprego.

Em relação a não ter nada assinado em carteira e nem contrato de +45 dias tem problema? Pelo contrato ter término no penúltimo dia implica em algo? Tenho direito ou não ao seguro?

Grata desde já pela atenção!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.