x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.858

Suspensão pagamento Inss sobre Prolabore

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 11:14

Bom dia a todos!
Devido a situação atual da Pandemia, uma empresa teve que fechar as portas e ainda não sabe quando vai poder reabrir...É possivel não fazer o pagamento do Inss sobre o prolabore dos sócios já que a mesma não possui empregados ou mesmo assim é obrigatório fazer o recolhimento? Existe alguma penalidade?
Agradeço a todos pela ajuda!
Att
Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Fernando Mariano

Fernando Mariano

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 3 anos Quinta-Feira | 2 julho 2020 | 08:44

Empresa pode suspender o pagamento de pró-labore aos sócios?

Informamos que o pró-labore caracteriza-se como uma remuneração mensal, fixa e pré-determinada, de sócios, dirigentes, administradores, diretores, ou conselheiros, correspondente à retribuição ao trabalho realizado, ou compensação pela incumbência que lhe foi cometida.

O pró-labore refere-se à remuneração pela prestação de serviços à empresa, pelos sócios, e sujeita-se à incidência do Imposto de Renda na Fonte e na declaração do beneficiário, mediante aplicação da tabela progressiva.

No entanto, a legislação fiscal em nenhum momento obriga as pessoas jurídicas a remunerar seus sócios, administradores, diretores, conselheiros ou titulares, ficando tal decisão ao acordo dos mesmos.

Para esse efeito, tanto da legislação societária, quanto previdenciária tal remuneração não é obrigatória, ou seja, dependerá da previsão contratual, inexistindo, portanto, legislação que regulamente o pagamento. Assim, o contrato social poderá através de uma cláusula prever que o sócio/administrador fará ou não jus a retirada do pró-labore.

Assim, perante a legislação trabalhista poderá ocorrer a suspensão da retirada de pró-labore.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 18:34

Bruna,

Gfip sem movimento, se não houver colaboradores à informar ou com a remuneração "zerada" e e-social. Além é claro, do seu sistema de folha de pró-labore.

Boa tarde,

Preciso de uma ajuda, devido ao momento da pandemia, uma de nossos clientes optou por suspender o pró-labore por no mínimo 03 meses. Como é feito este procedimento de suspensão? Por qual meio é feito essa comunicação?



Agradeço desde já!
 Att,
Bruna A. 



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.