x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 62

Seguro desemprego

Paulo Henrique

Paulo Henrique

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 00:56

Olá sou novo na área de departamento pessoal e gostaria de tirar uma dúvida sobre o seguro desemprego.

Como o empregador sabe se o funcionário possui direito ao seguro desemprego ? Com a nova regra,para a 1° solicitação precisa ter 12 meses trabalhados em um periodo de 18 meses, se na empresa atual o funcionário tenha ficado apenas 3 meses, mas no emprego anterior ele ficou 10 meses, como o empregador atual consegue saber se ele possui o direito ou não? Existe algum site onde ele consulte essa informação ?

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 9 abril 2020 | 22:00

Oi, Paulo!


Sim, acesse Portal do Ministério do Trabalho, MTb.Ministério do Trabalho http://trabalho.gov.br/. Quem tem direito ao seguro-desemprego?Tem direito a receber o seguro-desemprego o trabalhador que tenha emprego com carteira assinada, demitido sem justa causa ou por rescisão indireta (quando o empregado requer o desligamento do trabalho por culpa do patrão).É devido também ao empregado doméstico, aos trabalhadores que tiveram o contrato de trabalho suspenso para participação em curso ou programa de qualificação oferecido pelo empregador (bolsa qualificação), ao pescador artesanal durante o período em que a pesca não é permitida e ao trabalhador resgatado de trabalho em condições análogas à escravidão. Período de trabalho necessárioDependendo de quantas vezes o trabalhador formal já requereu o benefício, os prazos sofrem alteração. Na primeira solicitação do seguro-desemprego o trabalhador deve ter recebido salário de pessoa física ou jurídica por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à demissão.Na segunda solicitação os prazos são de pelo menos 9 meses de salário nos últimos 12 meses. A partir da terceira solicitação, esse prazo é reduzido para 6 meses nos últimos 12 meses.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade