Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 556

Dúvidas sobre desconto de VT na homologação

Angela Barbosa de Araújo

Angela Barbosa de Araújo

Iniciante DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 16:36

Boa tarde, 
Fui desligada na empresa e na minha homologação houve um desconto de 597 reais de Vale transporte. Porém eu não recebi esse valor em conta e o meu cartão não havia chegado em minhas mãos. Ou seja não usufrui desse benefício. 
A empresa deve me reembolsar esse valor, ja que não utilizei e descontaram???? 
Como proceder nesse caso??? 

Angela Barbosa de Araújo

Angela Barbosa de Araújo

há 5 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 16:51

Boa tarde Iara. 
Sim, procurei o responsável e pediu para que eu aguardasse o cartão e que os valores entrariam em conta bancária até que chegasse o meu cartão. 
O que acontece eu não recebi nem o cartão nem os valores na conta, apenas os descontos. 
Ao procurar pela resposta sobre o desconto. Me informaram que a empresa está correta em descontar ja que acreditou no cartão. 
Mais o que eu não entendi foi, se eles acreditou no cartão eu não recebi consequentemente não utilizei o benefio e por que descontar de mim algo que nunca possui antes??? 

Iara da Conceição Santos

Iara da Conceição Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 17:12

Angela,

Caso eles tenham creditado em algum cartão vinculado ao seu CPF ou em sua conta corrente, a empresa tem direito de descontar os valores que depositou e não foram utilizados. Por exemplo, se creditaram o valor para utilização durante 20 dias no mês (tanto no cartão vale transporte quanto na conta corrente) e no decorrer deste período te demitiram e ainda restava o valor para 10 dias, a empresa poderá descontar na rescisão estes 10 dias de VT pois não há como reaver o valor.
Como resta dúvida onde este valor foi creditado, a empresa deve apresentar o comprovante de depósito deste valor, caso contrário você poderá entrar em contato com o sindicato da categoria para acionar a empresa.

Angela Barbosa de Araújo

Angela Barbosa de Araújo

há 5 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 17:19

Compreendi Iara,  no caso como não recebi nem em cartão até mesmo nunca o possui o cartão,  nem em conta, tenho que vê com o sindicato. 
Estou correta nessa compreensão? 
Muito grata por esclarecer minhas dúvidas. 

Iara da Conceição Santos

Iara da Conceição Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 17:33

Angela,

Primeiro você deve esgotar as possibilidades antes de procurar o Sindicato para não incorrer no erro de informações.
Como a empresa informa que creditou no cartão, solicite a eles que informem o número do cartão. Mesmo que o cartão não tenha chegado até você a empresa tem como entrar em contato com o fornecedor do benefício e obter esta informação. Ademais, se você utiliza ônibus/metrô em São Paulo Capital, poderá entrar no site da SPTrans e cadastrar-se com login e senha, no portal eles disponibilizam os números de cartões que estão vinculados no seu CPF. 
Talvez em algum momento tenha sido vinculado um número de bilhete ao seu CPF e quando a empresa fez o pedido de VT, automaticamente os créditos foram para este bilhete, que inclusive pode estar inativo.
Insista novamente no comprovante de depósito deste valor em sua conta ou bilhete, junto a empresa. Eles precisam comprovar o depósito para justificar o desconto. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade