x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 547

acessos 393.845

TRABALHADOR NÃO CONSTA QUE FOI INFORMADO RAIS 2019 - EMPRESA GRUPO 2 eSocial

Francislaine de Souza

Francislaine de Souza

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 3 anos Quinta-Feira | 16 julho 2020 | 10:50

Estou com o mesmo problema, meu esposo está ativo em uma empresa que pertence aos grupos do e-social. Toda informação do seu vinculo foi feita pelo e-social e a contabilidade da empresa não declarou RAIS por estar desobrigada conforme portaria de 10/2019.
Ele tem direito a receber o abono (PIS) , porém ao consultar pelo site da CEF dá zerado o saldo, ele foi na agência e informaram que o erro está na empresa ou contabilidade responsável, ligamos para o ministério e eles pedem para ligar no 0800 do portal e-social. Ninguém está conseguindo resolver e diversos funcionários ativos estão sem pagamento do abono desde o dia 30/06/2020 quando adiantou e começou a pagar o PIS.

Complicado isso! Caixa informa que não tem como puxar informação do e-social e que teria ter feito a RAIS. Absurdo

Marcelo Candido

Marcelo Candido

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 3 anos Quinta-Feira | 16 julho 2020 | 11:10

Francislaine,
O órgão responsável em gerir os dados para a CEF, não foi feita corretamente; em Agosto sera feito outra exportação e devera pagar em Setembro.
A CEF culpa as empresas; mas estas que estao corretas no Esocial, nada podem fazer.

MAISA LOPES

Maisa Lopes

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 16 julho 2020 | 16:38


Amigos, em contato com o Ministério da Economia/Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a resposta foi:


Prezado(a) trabalhador(a),
Prezado(a) empregador(a),Caso tenha identificado divergências em relação ao valor do Abono Salarial 2020/2021, indicamos que procure a sua empresa para verificar se as informações foram prestadas corretamente nos sistemas eSocial e RAIS. Para este primeiro pagamento, foram consideradas as informações recebidas até 17/04.Conforme calendário do Abono Salarial, as informações recebidas após 17/04 e entregues até 30 de setembro de 2020, seja por meio do eSocial ou GDRAIS, serão consideradas para pagamento a ser disponibilizado a partir de 4 de novembro de 2020 (RESOLUÇÃO Nº 857, DE 1º DE ABRIL DE 2020, disponível em: Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.in.gov.br).Para fins de pagamento do Abono Salarial 2020/2021, foram consideradas as informações prestadas pelas empresas por meio dos sistemas eSocial e GDRAIS, de acordo com os seguintes critérios:- Empresas dos grupos 1 e 2 do eSocial: Informações prestadas no eSocial até o dia 17/04 para o primeiro lote de pagamento. Para estas empresas, as declarações enviadas via sistema GDRAIS não possuem validade legal e não foram consideradas, inclusive para fins de habilitação ao abono salarial.- Empresas e órgãos públicos dos grupos 3, 4, 5 e 6 do eSocial: Informações prestadas via sistema GDRAIS até o dia 17/04 para o primeiro lote de pagamento.A empresa pode consultar a sua declaração, que foi enviada via eSocial ou GDRAIS, através do endereço: http://rais.gov.br/sitio/obter_declaracao.jsf .Caso seu caso nao tenha sido respondido com as informações acima, aguardar retorno.attEquipe CCAD

Carla Santos

Carla Santos

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 3 anos Segunda-Feira | 20 julho 2020 | 18:02

Boa tarde
Estrou com problemas ao consultar as filiais, a Matriz eu consigo consultar, porem quando vou consultar a através do CREA as filias diz que a declaração não foi entregue, alguém nessa situação?

Patrícia

Patrícia

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 3 anos Segunda-Feira | 20 julho 2020 | 21:00

Boa noite, estou com o mesmo problema, eu trabalhei o ano todo de 2019, e esse seria meu primeiro ano que receberia o PIS, porém não consta informação minha na CEF, está como que se eu não tivesse trabalhado o ano de 2019. 
Fiz contato com a contabilidade da empresa que trabalho e a pessoa me disse que a empresa está desobrigada a informar Rais, pois agora é tudo pelo E-social que  as informações são enviadas mensalmente e não tem nada pra retificar.
Fiz contato com o ministério do trabalho e lá a pessoa identificou que foi informado um número de nit meu do INSS ao invés do PIS, que eu teria que fazer uma RDT, porém na caixa esse nit não existe. A contabilidade disse que informou o meu PIS e não nit e que não tem nada pra retificar.. 
Vou perder meu direito ao abono?
Pelo pouco que estou entendendo, esse sistema novo E-social na hora que transmite as informações está enviando tudo errado.. o que eu faço pra conseguir acertar meus dados, pois a contabilidade alega que não consegui alterar nada.

Gustavo Lucas Ramos

Gustavo Lucas Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 21 julho 2020 | 08:18

Patricia, realmente as empresas do grupo 1 e 2 do eSocial estão desobrigadas de informar a RAIS pois as informações estão todas no eSocial já, porém teve muitos problemas em relação as informação da RAIS dessas empresas, muitos empregados foram informados corretamente todo o ano de 2019 no eSocial, porém não consta nenhuma informação dentro da base de dados da RAIS, infelizmente temos que aguardar, o ministério da economia já reconheceu o erro no sistema deles, nos resta aguardar.

Leonardo Loureiro Mota

Leonardo Loureiro Mota

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 21 julho 2020 | 14:16

Boa Tarde Prezados colegas,

Infelizmente estamos no mesmo barco, recebi a resposta por e-mail do e social, informando que devemos aguardar, mas na minha sugestão isso deveria esta sendo publicado no site do Ministério da Economia, ficaria mais fácil compreensão para o empregado.
Os funcionários da Caixa e do Ministério do Trabalho informa ao empregado que as informações não foram enviadas pelo contador, o empresario entra em contato, mesmo explicando fica difícil.
Caso serio isso.

Ingrid Pereira

Ingrid Pereira

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 3 anos Terça-Feira | 21 julho 2020 | 15:36

Boa tarde, Pessoal

Estou no mesmo barco, neste caso, tenho empresas que no esocial esta tudo certo as informações dos funcionários, porém, quando consultamos a RAIS 2019 não consta o funcionário.

Não estamos conseguindo consultar as filiais.

Já entrei em contato com o MTE da cidade, porém sem retorno até o momento. 

Pelo que entendi, sairá uma atualização em Agosto, para esses casos, é isso?

Obrigada!

Ingrid Pereira - Athos Contabilidade & Consultoria

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro"
Mayra Figueiredo

Mayra Figueiredo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 3 anos Terça-Feira | 21 julho 2020 | 16:30

Prezados,

Eu estou com o mesmo problema, porém é referente a RAIS 2019/2020 declarado por meio de Aplicativo GDRAIS 2019.
Exemplo: Empegado trabalhou durante 12 meses mas não consta Abono Salarial. 
Quando consulto a declaração pelo site da RAIS aparece o mesmo recibo na qual salvei no ato da entrega, não sei mais o que fazer... 

Karoline

Karoline

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 13:12

Estou com o mesmo problema que você Carla
Que situação essa nossa viu, estou sem conseguir consultar as filiais, e na matriz alguns empregados estão com meses com valor zerado e no mes que tiveram férias só consta o valor das horas normais quando as ferias não foi o mês completo, e quando foi o mês completo esse mês correspondente as férias está zerado.

Aline Fiorine

Aline Fiorine

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 15:25

Boa tarde,

Também estou tendo problemas nas informações da RAIS, teve um funcionário que faleceu este ano, mas ele não consta na RAIS, sendo que foi informado tudo certinho nos fechamentos das folhas de 2019 via eSocial.

Aqui na declaração consta em "afastamentos" os movimentos de férias com o motivo 80, sendo que ao afastar o funcionário por motivo de férias não tem essa movimentação 80, não sei de onde tiraram isso.

Um funcionário que pediu demissão, ao invés de sair o saldo de salário e as horas extras dele na competência de setembro, ela está zerada...

Vários erros que creio só podem ser do esocial...

MARCIA DA SILVA SANTOS

Marcia da Silva Santos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 23 julho 2020 | 13:09

Boa tarde pessoal

Alguém saberia me dizer, no caso de empresas que  entregaram os dados ao e-social com atraso se teria como resolver essa situação?

Comecei a trabalhar em um escritório de contabilidade esse ano, e estava tudo atrasado, nem o programa de folha de pagamento estava enviando o esocial, então o contador precisou pedir um outro programa, e estou começando a fazer os vínculos dos funcionários. 

E estou com um problema com 2 funcionárias que não conseguiram receber o abono por que diz que não consta rais entregue, mas a empresa faz parte do Grupo 2 e deveria ser entregue pelo e-social.

Será que alguém poderia me auxiliar, já estou ficando louca com tudo isso
Obrigada

Anderson Dainezi

Anderson Dainezi

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Quinta-Feira | 23 julho 2020 | 13:53

Pessoal, boa tarde!

Estou com problema para consultar a declaração das filiais, quando acesso com o certificado ele já puxa só o CNPJ da Matriz, alguém sabe como consultar os demais CNPJs da empresa? Sobre o problema de funcionários indo até a caixa e tendo a resposta de que a empresa não envio as informações estou na mesma situação....

Ingrid Pereira

Ingrid Pereira

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 3 anos Quinta-Feira | 23 julho 2020 | 15:06

Boa tarde, Pessoal

Consegui entrar em contato hoje com o setor responsável no MTE de minha cidade, estou com dois problemas a principio que é: não conseguir acessar as empresas filiais e temos empresas que não constam alguns funcionários (que inclusive no sistema da RAIS consta em aberto a entrega de Janeiro, Fevereiro e Março), porém, tirei print do site do eSocial, no portal, e lá consta que foram entregues todos os eventos desse funcionário. 

A resposta foi a seguinte:
"Questionei  sobre esses casos no grupo de análise , ninguém soube explicar,a coordenação também
não está respondendo, por estarem atarefados em reprocessar as RAIS
divergentes, resta aguardar o mês de agosto se conseguimos visualizar conforme
informação recebida".

Vou guardar esse email para qualquer eventualidade e fazer um dossiê de cada funcionário que consta em aberto, com as telas mostrando que foram enviados, na tentativa de livrar a empresa de qualquer penalidade. 

Espero ter ajudado a pelo menos amenizar um pouco o sofrimento, pois como se já não bastasse a Caixa, ainda temos a RAIS para lidar.

Ingrid Pereira - Athos Contabilidade & Consultoria

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro"
Anderson Dainezi

Anderson Dainezi

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Sexta-Feira | 24 julho 2020 | 09:50

Pessoal, para confirmar entendo que os eventos que fornecerão as informa para a RAIS são Informações do profissional (S2200, S2205, S2206) e as informações das remunerações (S1200, S2299) e o fechamento da folha (S1299) está certo este racional?
Obrigado

Página 2 de 19

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.