x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 547

acessos 393.605

TRABALHADOR NÃO CONSTA QUE FOI INFORMADO RAIS 2019 - EMPRESA GRUPO 2 eSocial

Carolina Gomes de Sales

Carolina Gomes de Sales

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2020 | 20:55

Olá pessoal vi que aqui tem várias pessoas com mesmo problema.

No meu caso uma funcionária com desligamento em 12/2019 so recebeu proporcional a 1 mês do PIS.

Essa empresa é do grupo 2, com envio exclusivo pelo e-Social. Todos as competências OK.

Fui atras no portal da Rais, e no MENU -> Declaração já entregue -> Consultar por trabalhador -> Depois preenchi o numero do PIS e tinham duas declarações entregues no mesmo PIS funcionária para a empresa.
* Em uma estava como ENTREGUE
* E na outra estava como EXCLUIDA POR MOTIVO DE DUPLICIDADE

Depois fui em MENU -> Obter Declaração -> Entrei pelo certificado da empresa -> Selecionei ano 2019 -> Deixei em branco o campo CREA ->   Conferi o CNPJ  -> E depois coloquei em consultar

* Apareceram uns 5 CREAS ref o ano de 2019, e apenas 2 CREAS com a data de envio preenchida.

Quando fui ver essas duas delcarações, em uma tinham 12 funcionarios enviados e nessa a funcionária que deu erro estava apenas com 1 mês de remuneração preenchido.

Na outra tinha apenas 1 funcioario enviado, e adivinha quem era? (A funcionária que deu erro kk) Porém com os 12 meses preenchidos.

E agora Jose?????? 

A funcionária recebeu so 1 mes de PIS. A declaração que teve os 12 meses preenchida, foi substituida por uma que so teve 1 mes preenchida.

Como faz pra retificar???

Francisco Carlos

Francisco Carlos

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2020 | 09:23

Bom dia  Carolina Gomes de Sales,

Ligue para o 158 e peça para eles verificarem a situação da empregada. Tive um caso de um empregado nascido em março, mas que está constando como se não tivesse sido informado na RAIS, entretanto é somente pq ainda não foi processado.

CLAUDIA CRISTINA TEIXEIRA

Claudia Cristina Teixeira

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2020 | 09:44

Gilmaria, se voce nao conseguir consulta a Rais de 2018, no site em obter declaração. É so voce arrumar o contato do ministerio do trabalho da sua regiao e solicitar uma via da Rais entregue que eles emitem para voce. 

Ana Paula

Ana Paula

Iniciante DIVISÃO 5, Recepcionista
há 3 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 16:40

Ola Boa tarde 
Tudo bem ? 
Eu trabalhei em uma empresa no ano de 2019 porem fui na caixa pra receber o Pis, e a caixa nao esta constando nada, eles alegam que a Rais nao foi declarada e era pra mim procurar a empresa, a empresa alega que nao é mais ''obrigada'' declarar Rais por que é tudo pelo e Social , agora vou na caixa nao consta nada , alguem pode me ajudar

Gustavo Lucas Ramos

Gustavo Lucas Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 16:49

Boa tarde Ana Paula, realmente aconteceu muitos problemas idênticos ao seu, a empresa está desobrigada de informar a RAIS pois está tudo no eSocial, porém não estava constando as informações de alguns empregados destas empresas, se não me engano o Ministério da Economia disse que essas pessoas que tiveram esse problema vão começar a receber em setembro, entra nesse site: http://www.rais.gov.br/ e vai na opção declaração já entregue > consultar trabalhador e coloca o número do seu PIS, se aparecer as informações da empresa que você trabalhou, a RAIS está ok, te resta aguardar o governo liberar o PIS.

Ana Paula

Ana Paula

Iniciante DIVISÃO 5, Recepcionista
há 3 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 16:53

Ola Gustavo , eu entrei ja nesse Site da Rais coloco numero do pis certinho e da essa mensagem ''Não existe informação para este código PIS na base RAIS, entre em contato com a sua empresa'' , a empresa me deu o papel do E social , liguei no ministerio do trabalho e eles me informaram que tambem nao esta constando , ligo na empresa e eles me informam que esta tudo certo foi feito tudo pelo e social

Gustavo Lucas Ramos

Gustavo Lucas Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 17:01

Ana Paula, você tentou consultar recentemente? o ministério da economia corrigiu algumas informações da RAIS recentemente, talvez consultando agora já apareça. se não aparecer volte a entrar em contato com a empresa, pois se a empresa que você trabalhou não for do grupo 2 do eSocial, ela ainda tem a obrigatoriedade de transmitir a RAIS da forma antiga.

Ana Paula

Ana Paula

Iniciante DIVISÃO 5, Recepcionista
há 3 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 17:07

Ola , Tentei consultar hoje sim , eu entro em contato com a empresa eles informaram que agora eles não mais obrigado a declarar Rais , é tudo pelo e - social sinceramente nao sei mais o que fazer.

Gustavo Lucas Ramos

Gustavo Lucas Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2020 | 17:16

Entra em contato com a empresa novamente, questiona eles, se a empresa se enquadra no grupo 2 do eSocial, pois se a empresa for do grupo 3 (empresas optantes pelo simples, produtor rural ou pessoas físicas) ela tem que transmitir a RAIS da forma antiga e não pelo eSocial, talvez eles estão achando que estão desobrigados, e pode ser que a empresa não se enquadra no grupo  2 do eSocial.

Elisabete Ferreira

Elisabete Ferreira

Bronze DIVISÃO 3, Telefonista
há 3 anos Terça-Feira | 18 agosto 2020 | 09:36

Bom dia, também estou passando por essa novela da RAIS.
No caso, sou ex-funcionária de uma empresa do grupo 2.
Já fui tanto atrás de solução que já entendo tudo sobre o assunto.
Trabalhei de Agosto/2018 à Janeiro/2020 em uma empresa.
Consultei meu PIS no site e no 0800 da CAIXA e diz que não tenho valores a receber por não ter informação de RAIS.
Fui na CAIXA e falaram que eu tinha que ver isso com a empresa.
Fui na empresa e falaram que estava tudo correto, que eles não tem obrigação de enviar a RAIS, mas que fizeram tudo corretamente pelo E-SOCIAL.
Voltei na CAIXA e mandei e-mail pra CAIXA e me responderam que realmente não tem informação de RAIS e que eu tinha que ver com a empresa. Informaram que podia ser que empresa tenha enviado pelo canal errado e que eles teriam que reenviar.
Entrei em contato com a empresa e disseram que fizeram uma consulta e realmente estava tudo certo e enviado corretamente. O rapaz do RH disse que eu poderia ligar no 158 para me informar também.
Liguei no 158. Na primeira vez um rapaz me atendeu e disse que a empresa passou a informação correta pela RAIS mas como faz parte do grupo 2, precisaria informar as informações pelo E-SOCIAL.
Falei com a empresa de novo e me disseram que fizeram pelo E-SOCIAL.
Liguei de novo no 158 e a atendente disse que a empresa enviou no prazo correto e também pelo e-social, que todas as remuneração estão todas corretas de jan a dez de 2019. Mas disse que havia outra informação de que houve um erro na RAIS/E-SOCIAL. Que foram identificados milhares de informações de RAIS/E-SOCIAL que não foram carregados e que precisava aguardar até o final de SETEMBRO pra regularizar. Me passou também o e-mail @Oculto.
Consultei a RAIS na página http://www.rais.gov.br/sitio/consulta_trabalhador_identificacao.jsf e parece que está registrado sim, mas no site da CAIXA http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx não consta valor a receber ainda.
Eu tô perdida, um fica jogando pro outro e tô desesperada por correr o risco de não receber meu PIS.
De mãos atadas só me resta esperar.

Marcelo Candido

Marcelo Candido

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 18 agosto 2020 | 10:00

Elisabete!
Faço parte de empresa ligada ao grupo 2 do E-social.
Tenho funcionários que estão na mesma situação que vc esta. E, acredite, as empresas tb estão preocupadas com o seu "não recebimento"; este ano tudo foi feito automaticamente, sem um envio especifico da Rais.
Tb é novidade para os setores de DP. E estamos sem opção de comprovar o envio. O site da Rais ate semana passada não estava funcionando.
A Caixa simplesmente joga a responsabilidade e afirma sem provas, que a empresa não fez o envio. Evidente, o funcionário precisando do dinheiro, fica desnorteado.
O que temos de concreto e oficial; foi que o órgão que importa os dados para a geração do pagamento; foi feito com falhas.
Principalmente funcionários que trabalharam o ano de 2019 e foram dispensados em 2020. O sistema deles não carregou a dispensa ocorrida em 2020; ocasionando a falha. Ficaram de ajustar estas falhas em Agosto e colocaram uma previsão de pagamento para Setembro.
Vamos torcer para que tudo se resolva.

Patrícia

Patrícia

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 3 anos Terça-Feira | 18 agosto 2020 | 10:07

Elisabete, meu caso é praticamente igual ao seu, única coisa de diferente é que eu continuo trabalhando na mesma empresa desde 2018, sem demissão.

Já fui em todos esses canais que você mencionou e me falaram a mesma coisa, e nada de resolver, meu medo é chegar em Novembro que é a data que estão falando que a gente vai receber e ainda ter problema e depois perder esse beneficio.

Elisabete Ferreira

Elisabete Ferreira

Bronze DIVISÃO 3, Telefonista
há 3 anos Terça-Feira | 18 agosto 2020 | 10:51

Oi Marcelo!
Foi por meio dessa página que eu descobri que não era só comigo este problema, o que me deixa mais aliviada, porque tem chances de se resolver.
No 0800 da CEF não dão respostas.
Na agência presencialmente também não ajudam e só dizem "Só fazemos o pagamento, veja com a empresa".
A empresa diz que fez tudo certo.
E eu fiquei completamente perdida tentando entender onde está o problema e a quem recorrer... é horrível essa situação.
Confesso que já incomodei o DP da empresa em que trabalhei...

Oi Patrícia, esse é meu medo, perder o benefício.
Porque não temos nenhuma resposta concreta, nenhuma garantia.
Disseram para aguardar até o fim de setembro, mas é o prazo limite para constar as informações no sistema... que situação!
Só nos resta aguardar mesmo. Espero que dê tudo certo!

Agradeço as respostas!

Evilasio Ciqueira

Evilasio Ciqueira

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 3 anos Terça-Feira | 18 agosto 2020 | 13:47

Boa tarde. Estou com um problema semelhante: A empresa que informei é do grupo 2, cumpridas todas as obrigações de envio dos eventos e no prazo. O problema é que, o campo da RAIS puxada pelo esocial e referente ao mês em que o empregado esteve de férias, encontra-se "em branco". A Rais gerada pelo Serpro a partir do esocial enviado está demonstrando a remuneração zerada implicando em pagamento proporcional do abono aos empregados. Já confirmei pelo suporte do fornecedor do programa da folha que está tudo declarado correto. Alguém está tendo problema semelhante?

Mila

Mila

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 18 agosto 2020 | 14:20

Uma funcionaria de uma empresa que esta com esse problema ainda não foi regularizado, eu pesquisei no site da Rais com o PIS dela mas ainda não localizam a declaração, é o mesmo caso empresa do grupo 02 dispensada de entregar a Rais pois declara pelo E-Social, também não sei o que fazer... só aguardar.

Gustavo Lucas Ramos

Gustavo Lucas Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 18 agosto 2020 | 15:05

Ana Paula, desde agora 2020, as empresas do grupo 2 estão desobrigadas a declarar a RAIS ano base 2019 pelo programa GDRAIS, o ministério da economia pega as informações da base de dados do eSocial pra alimentar a base de dados da RAIS, sem a necessidade de transmitir a declaração da RAIS ano base 2019.

Sabrina silva aquino de oliveira

Sabrina Silva Aquino de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 18 agosto 2020 | 17:14

Boa tarde, comecei a ser assistente de departamento pessoal tem pouco tempo e já estou louca. Fui responsável de corrigir uma empresa que o antigo contador não enviou folha nenhuma até Maio de 2019. Em junho veio para o meu escritório e eu tive que lançar manualmente um por um porque eram sistemas diferentes e não vieram os cálculos dos funcionários. Pois bem, lancei as bases, lancei hora extra, lancei DSR e enviei um por um todos para o eSocial (mais de 200!). Para minha surpresa, acessei agora a declaração porque uma funcionário informou que recebeu só 2 meses e vi que na declaração ela deveria receber só um, mas ela trabalhou 5 meses em 2019 para essa empresa. A caixa é tão doida e despreparada que pagou até a mais se fosse usar como base a declaração que eles fizeram porque se eu acessar o eSocial consta lá os eventos períodos dela certinho, ou seja, não foi erro meu.  

Hoje consultando pelo PIS a funcionária está lá. Eu fico impressionada que o funcionário chega com os prints dos eventos PROCESSADOS no eSocial e a caixa tem a pachorra de dizer que é responsabilidade da empresa. Se fosse para fazer essa cagada, era melhor não adiantar PIS nenhum e esperar pelo calendário. Ou melhor, deixar entregar pela GDRAIS que não tive um problema em relação a isso. 

A intenção parece que é nunca é melhorar.

Enfim, lendo alguns comentários, vi que a partir de agosto estaria aparecendo previsão do pagamento para Setembro, correto? 

Tenho mais de uma funcionária nesta situação, mas que ainda não reclamaram. O que fazer para me antecipar da dor de cabeça? 

Thais

Thais

Bronze DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 18 agosto 2020 | 23:46

Boa noite,
Alguém que foi mandado embora entre jan/20 a abr/20, conseguiu receber o abono? Faço aniversário em agosto e meu abono não caiu segundo a caixa é devido ao RAIS, vocês que são da área de DP, tiveram algum respaldo? 
muito obrigada 

Wellington de Oliveira Souza

Wellington de Oliveira Souza

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2020 | 11:45

Carolina Gomes de Sales, meu caso é identico ao seu!!

Empresa é do grupo 2, com envio exclusivo pelo e-Social. Todos as competências OK.

Fui atras no portal da Rais, e no MENU -> Declaração já entregue -> Consultar por trabalhador -> Depois preenchi o numero do PIS e tinham duas declarações entregues no mesmo PIS funcionária para a empresa.
* Em uma estava como ENTREGUE
* E na outra estava como EXCLUIDA POR MOTIVO DE DUPLICIDADE

Depois fui em MENU -> Obter Declaração -> Entrei pelo certificado da empresa -> Selecionei ano 2019 -> Deixei em branco o campo CREA ->   Conferi o CNPJ  -> E depois coloquei em consultar

* Apareceram  8 CREAS ref o ano de 2019, e apenas 4 CREAS com a data de envio preenchida.
Quantidade de funcionários em cada uma das declarações totalmente diferente do que enviei, originalmente.

E para variar os atendentes da caixa permanecem prestando um grande desserviço informando que a culpa do não recebimento do PIS é da empresa.

Que Deus nos ajude!!!!

Página 4 de 19

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.