x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 4.419

13 dias consecutivos sem folgas

Matheus

Matheus

Iniciante DIVISÃO 3 , Recepcionista
há 4 anos Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 15:28

Boa tarde
Gostaria de tirar uma dúvida sobre a folga semanal.

Trabalho numa distribuidora de gás que funciona todos os domingos.
Portanto a escala é dividida entre 2 grupos de funcionários 
Enquanto o grupo A trabalha no domingo, o B descansa. É assim ficam revesando 
A questão é: quando um funcionário do grupo A trabalha no domingo, o funcionário do grupo B folga, e então só 13 dias depois ele consegue a folga no domingo.
Os extras são pagos 100% no domingo, porém quero saber se está correto obrigar o funcionário a trabalhar domingo sim, domingo não, sem folgas semanais.
Pois vi que depois de 6 dias trabalhados consecutivamente o funcionário tem que folgar, de preferência nós domingos, mas quando trabalhar nos domingos ele tem que tirar a folga na semana.

Alguém pode me ajudar com essa dúvida? O empregador está certo em dar folgas somente nos domingos, mesmo que os outros 2 foram trabalhados?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 17:04

Matheus

É exatamente isso...quando ele nao folgar no domingo, DEVE folgar durante a semana.

Eles devem ter 01 domingo de folga ao mes, nos demais domingos podem trabalhar normal, porém verifique a cct.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Matheus

Matheus

Iniciante DIVISÃO 3 , Recepcionista
há 4 anos Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 17:58

Obrigado Karina
No caso eu procurei a contabilidade da empresa e me passaram que se a empresa está pagando a hora extra no domingo, não deve dar folga na semana. É uma escolha, ou hora extra ou folga na semana... 
Achei muito estanho essa contradição de uma contadora. A única coisa que ela disse é que o empregado deve ter 2 domingos no mês, sem folgas na semana que trabalhou no domingo por que recebeu extra.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 9 julho 2020 | 11:08

Matheus

Na teoria ela esta certa, porém, essa questão de pagar as folgas com horas extras deve ser algo ESPORÁDICO, em alguma situação inesperada e jamais deve ser uma prática regular na empresa.

A empresa montou as escalas de forma que isso se tornou algo regular e normal e, com o passar do tempo, acaba gerando estresse, cansaço excessivo, irritação etc nos empregados submetidos a essa rotina.

No âmbito jurídico, por mais que "pagar a folga com horas extras" seja uma prática correta, quando isso se torna regular e gera insatisfação no trabalhador, a empresa pode ser penalizada. Nesses casos o dinheiro somente não paga a saúde e o bem estar do trabalhador e é isso que deve-se analisar.

Sugiro que os trabalhadores nessa situação se reúnam e conversem com o empregador de forma amigável.....caso nao de certo, procure o sindicato e o MTE.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade