x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 2.569

Ferias proporcionais

SANDRA

Sandra

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 18:54

Boa Noite

gostaria de saber se quando o empregado recebe as férias reduzidas por motivo de falta, ele só recebe proporcional aos dias que ele tem direito.
Exemplos

o empregado não tirou os 30 dias por que foi descontado as faltas no período.
Se ele tira 22 dias, então receberá referente aos 22 dias ou recebe o salário integral.
A quem poder me ajudar.
Agradeço.

Cleyton Faria Candido

Cleyton Faria Candido

Prata DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 15 anos Quarta-Feira | 10 março 2010 | 12:52

Bem ele terá tanto os dias como a remuneração reduzidos, considerando que ele tem uma férias vencidas, até 5 faltas integral, de 6 a 14faltas 24 dias, de 15 a 23 faltas 18 dias e de 24 a 32 faltas 12 dias.Espero ter ajudado, informações com base no calendário mensal da COAD pag 37.

Luzia de Fátima Rocha

Luzia de Fátima Rocha

Bronze DIVISÃO 2 , Psicólogo(a)
há 15 anos Sábado | 15 maio 2010 | 19:54

Pessoal me esclareçam uma dúvida por favor...

Uma pessoa que ficou afastada 15 pelo INSS para realização de uma cirurgia, e depois retornou ao trabalho e trabalhou uma semana,depois ficou afastada pelo INSS por +/- 2 menos... Se porventura peça demissão ela tem alguma perda em relação a férias vencidas???.

Espero que me ajudem,muito obrigada!!!.

PEDRO REMONTI

Pedro Remonti

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 15 anos Sábado | 15 maio 2010 | 20:10

Luzia, Só perde o direito a férias, se tiver recebido benefício de auxílio doença, por mais de 180 dias dentro do mesmo período aquisitivo. Não compreendi o que Vc quiz dizer com "+/- 2 menos..." Espero tê-la ajudado.

Luzia de Fátima Rocha

Luzia de Fátima Rocha

Bronze DIVISÃO 2 , Psicólogo(a)
há 15 anos Sábado | 15 maio 2010 | 21:26

Então Pedro é que tive o valor das férias vencidas reduzida no pagamento da minha homologação... Bem como foi recente fiz uma ressalva e pedi explicações a empresa,porém eles tem mais vinte dias para me responder... E eu quero me precaver.

Um exemplo=> Salário R$ 600,00 ( férias vencidas )
Valor recebido=> R$ 485,00

Imagine um afastamente de 3 meses,depois retorno do empregado as suas funções durante 4 meses e depois o mesmo pede demissão...

Pelo que entendi,somente se fosse igual ou superior a 6 meses de afastamento é que teria algum prejuízo para o empregado.

É isso né?.

Obrigada!!!.

PEDRO REMONTI

Pedro Remonti

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 15 anos Domingo | 16 maio 2010 | 11:37

Luzia, Isto mesmo se se tratar de afestamento por auxílio doença. Mas, tem o seguinte: se o empregado tiver faltado injustificadamente, durante o período aquisitico, as férias diminuem na quantidade de dias de direito.
Até - injustificadas Direito a Férias
5 - faltas 30
De 6 a 14 - faltas 24
De 15 a 23 - faltas 18
De 24 a 32 - faltas 12
Acima de 32 - faltas 00

Injustificada significa, tambem, que a empresa descontou em folha de pagamento, quando a falta ocorreru.
Escrevi este complemento pois me pareceu que foi isto que ocorreu, isto é desconto de faltas injustificadas. Posso não esta certo em meu pensamento. Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade