Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 24.625

Retificar RAIS 2019

Conrado Rodrigues

Conrado Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 3 anos Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 10:56

Bom dia, colegas. Alguém poderia me explicar como fazer a retificação da RAIS 2019?
Foi entregue uma RAIS constando como se dois funcionários tivessem trabalhado o ano inteiro, porém, eles foram dispensados no final de outubro/2019. Qual seria o jeito correto de arrumar isso? São só esses dois funcionários, o resto está correto. 

Obrigado desde já. Tenham um ótimo dia. 

ALISON L. ARAUJO

Alison L. Araujo

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 11:16

Bom dia, Conrado.

Acredito que você tenha feito a declaração via GDRais (grupo 3 do eSocial) .

Além da remuneração incorreta não foi informado a data de desligamento, então nesse caso o correto é excluir os dois trabalhadores no site da RAIS e fazer uma declaração retificadora com as informações corretas (pelo próprio GDRais) selecionando apenas os dois empregados a serem retificados.

Fonte: rais.gov.br

Para retificar erro no campo remuneração e demais campos, exceto PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento deve providenciar o envio de uma DECLARAÇÃO RETIFICADORA, utilizando o programa GDRAIS 2019, contendo somente o(s) empregado(s) que foi(ram) declarado(s) com erro. Neste caso, não é necessário excluir a informação enviada anteriormente.
Para retificar os campos: PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento deverá:
gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS 2019, incluindo somente os empregados que foram corrigidos e realizar a sua transmissão; e
realizar a exclusão do(s) empregado(s) que foi(ram) corrigido(s), utilizando a opção "Exclusão de vínculos: ano-base 2008 a 2019", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar".

WAGNER LEAL

Wagner Leal

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2021 | 10:12

Bom dia Caros colegas!!
Alguém sabe como retificar RAIS de empresa do grupo 3 (simples nacional) hoje?
Estou tentando, mas aparece msg que está fora do prazo final, porém a própria RAISindicou prazo final para envio das retificações em 13/12/2020, mas apenas para empresas do grupo 1 e 2.

ALBANY

Albany

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2021 | 23:55

Preciso retificar a Rais 2019 numero do pis incorreto para o funcionário, impedindo assim, que ele receba o seu valor do PIS/PASEP, já estive na caixa econômica e fui orientada a retificar a rais2019, porem ocorre erro na transmissão do arquivo. Alguém pode me ajudar, como faço para corrigir esta informação

Gerei um arquivo sintegra, obteve êxito enviei para o cliente, pois, eles informaram que preciso gerar a mídia, alguém pode me ajudar.
WAGNER  CARVALHO

Wagner Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2021 | 16:46

Boa tarde,

    Minha empresa faz parte do grupo 2 e fez o envio da RAIS2020 ano base RAIS2019 pela primeira vez no ESOCIAL. Tenho um Trabalhador que foi demitido em novembro/2019, mas como o aviso prévio foi indenizado, a data da saída refletiu em janeiro/2020.  Por esse motivo, esse empregado não recebeu o PIS, e, conforme o manual da RAIS, devo fazer uma retificação excluindo a informação do desligamento de 2019, ou seja,  informando o trabalhador durante esse ano normalmente, e deixando para informar a saída na próxima RAIS2021 ano base RAIS2020. Por tanto, gostaria de uma orientação dos colegas de como proceder de forma correta as devidas alterações, visto que a empresa já utiliza o ambiente do ESOCIAL e não o programa GDRAIS.

Desde já agrade,

Abs.
Wagner Carvalho

Marcelo da Ponte Almeida

Marcelo da Ponte Almeida

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2021 | 15:12

Boa tarde.

EXCLUSÃO DE ESTABELECIMENTO - ANO BASE 2019 Funcionalidade bloqueada para processamento.

Alguém sabe informar o por que disso, não consigo fazer um acerto do PIS. Ou posso enviar uma nova RAIS só com o PIS certo do funcionário que não terá problema.

Leilane Fernandes

Leilane Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 17:36

Preciso enviar novamente a RAIS de um funcionário que estava com o número do PIS errado e depois preciso fazer a exclusão. Quando vou tentar fazer a exclusão do vinculo no site da RAIS aparece essa mensagem: Funcionalidade bloqueada para processamento. Alguém sabe o que fazer?

MICHAEL ERLON R DE SOUZA

Michael Erlon R de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 1 março 2021 | 11:04

Bom dia, eu preciso retificar a data de admissão de um colaborador e consta a mesma mensagem ao tentar exclui.
"Funcionalidade bloqueada para processamento"
Alguém sabe o que esta acontecendo? 

Ana Carolina de Lima Grosso

Ana Carolina de Lima Grosso

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 09:33

Caros colegas, também não consigo corrigir um dado enviado anteriormente com erro de um funcionário de órgão público. O que devo fazer? Alguém conseguiu encontrar alguma solução?

Carol
Rio Doce
YONNE C A DA NOBREGA

Yonne C a da Nobrega

Prata DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 3 anos Quinta-Feira | 8 abril 2021 | 11:50

Boa tarde a todos!

Peguei uma empresa de veio de outra contabilidade em 09/2019. Reprocessei as folhas dos funcionários que a antiga mandou justamente pra ficar com a RAIS e DIRF prontas... acontece que nao mandaram um funcionário que foi demitido em 05/2019, ou seja, ele nao foi na RAIS e consequentemente nao recebei o proporcional do PIS.

Tem como fazer uma retificadora e informar ele manualmente? Se sim, podem me orientar de como fazer?

Desde ja, grata!

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 2 agosto 2021 | 15:51

Boa tarde

Prezados, preciso de ajuda.

preciso retificar a RAIS ano base 2019, essa RAIS foi enviada pelo GDRAIS. mas agora ao retificar aparece a mensagem que a empresa só pode fazer o envio da RAIS pelo e-social, empresa do grupo 2.

Alguém sabe como proceder?

desde já agradeço a atenção.

Moisés Filho

Moisés Filho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 20 outubro 2021 | 10:44

Olá colegas,

Estou na mesma situação que alguns relataram: Estou precisando excluir um vinculo  antigo, porém no site da RAIS fica aparecendo a seguinte mensagem impeditiva "Funcionalidade bloqueada para processamento."

Alguém saberia explicar o porque desta mensagem?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.