x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 4.372

GFIP Sem Moviemento - Precisa de Certificado Digital?

Michael Silva

Michael Silva

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 3 anos Quinta-Feira | 23 julho 2020 | 13:13

Olá!

Estou começando agora a prestar serviços contábeis e estou com uma dúvida sobre um cliente.

Ele está querendo encerrar a empresa dele. Fiz um levantamento e desde 2015 que tem GFIP por entregar.

É necessário ter certificado digital da empresa dele pra fazer a entrega dessas GFIPS já que ele vai encerrar a empresa não vejo necessidade de comprar certificado digital somente para isso.

Agradeço o apoio.

Leonardo Andreazzi DIas

Leonardo Andreazzi Dias

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Quinta-Feira | 23 julho 2020 | 16:21

Michael Silva, ainda precisará do certificado, mesmo por procuração!
Eu tenho uma dica, caso não saiba: Se for desde 2015 que tem GFIP em aberta e sem movimento, você entregando só a primeira da pendência, ele entenderá que as próximas também não terá fato gerador, até que você volte a informar alguma com movimento.

Michael Silva

Michael Silva

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 3 anos Sexta-Feira | 24 julho 2020 | 11:42

Leonardo!

Muito obrigado pela dica, como estou iniciando agora eu não tinha essa informação. Ajudou bastante!

Um dúvida que surgiu com esse processo é a seguinte: Esse meu cliente é um Empresário Individual que está no Simples Nacional. Um contador vinha fazendo as PGDAS para ele mas não havia feito nenhuma GFIP. Quando consultei no portal eCAC ele tinha essas pendências de GFIP por fazer. Por outro lado, uma outra cliente que também está no Simples Nacional, só que é uma Sociedade Limitada, não havia feito nenhuma PGDAS desde 2015 mas não aparece pendência de GFIP.

Saberia me dizer o motivo de em uma empresa aparecer pendência de GFIP e em outra não?

Leonardo Andreazzi DIas

Leonardo Andreazzi Dias

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Quinta-Feira | 30 julho 2020 | 09:21

Michael Silva, eu não sei muito bem como funciona o sistema de localização de irregularidades do eCAC. Pode ser que ela tenha entregado as GFIP. Pelo menos aqui no escritório, a natureza jurídica nunca interferiu no relatório de pendências.

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Quinta-Feira | 30 julho 2020 | 09:35

Bom dia Michael,

Para entregar as GFIPs que constam em aberto, é preciso um certificado digital, porém, ele não precisa ser necessariamente o da empresa, pode ser o da contabilidade e não precisa de procuração para isso. Basta apenas cadastrar a contabilidade detentora da certificação como responsável na SEFIP. Gerar o movimento e transmitir.
Em caso de empresa Simples Nacional, o correto é entregar a GFIP da competência de abertura, e a competência 13, depois nos anos seguintes, janeiro e 13.

Espero ter ajudado!

Abs, Josiane

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.