x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.368

Periculosidade para Operador de Caldeira

Isabela Duarte

Isabela Duarte

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Financeiro
há 4 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2020 | 13:56

Olá!

Meu namorado se encontra em processo de contratação em uma determinada empresa. A vaga para a qual ele está sendo contratado é operador de caldeira, no entanto, quando da entrevista, informaram que a empresa não paga adicional de de periculosidade por não ser obrigatório.
O local que ele trabalhava anteriormente pagava para o exercício da mesma função.
Pesquisei algumas jurisprudências e vi que os tribunais tem entendido ser sim cabível e direito do trabalhador que exerce tal função de receber tal adicional.
Gostaria que vocês, caso saibam, me informasse se é mesmo obrigatório ou não.
Sendo obrigatório e a empresa não pagando o adicional, acredito que ele não aceitará a contratação. Melhor que posteriormente ter que buscar isso na justiça, arrumar advogado, esperar perícias, etc.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2020 | 12:04

Isabela, boa tarde.
Quem vai decidir se e ou não obrigatório e o médico do trabalho junto com o setor de segurança do trabalho.
Aqui tenho empregado que trabalha como operador de caldeira e não recebe o adicional, isso porque foi provado que não é cabível, esse e documentado através do PPRA/PCMSO, acredito que essa empresa tenha documento oficial que prove que o local/atividade não se encaixa a periculosidade/insalubridade, ok.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade