x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 107

Como saber o valor que foi recolhido de INSS de autônomo que presta serviços a empresas.

Sergio Morisue

Sergio Morisue

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2020 | 20:56

Estou com o seguinte desafio, uma médica, presta serviço a diversos planos de saúde e empresas também. Por um bom período, ela acha que foi recolhido além do teto, pois nunca fez os cálculos e cada empresa fazia os descontos do INSS antes do pagamento. No meuinss, extrato do CNIS, sai os valores do salário por empresa, mas não sai o valor da contribuição, fica uma coluna de "indicadores" sem nenhuma informação. Tem uma ou outra empresa, que sai o valor do salário e o valor da contribuição recolhida, mas a maioria não tem valor recolhido, somente o salário. Como as remunerações são altas, é bem provável que tenha sido retido acima do teto de contribuição.
Alguém saberia o que devo fazer para saber os valores recolhidos para o INSS em determinado período, mês a mês.
Grato pela atenção.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2020 | 08:26

Bom Dia

Se ela emite nota e recebeu o líquido é fácil saber o valor retido de INSS, pois existe esta conciliação dentro da contabilidade da empresa.
Pedir as guias de recolhimento para a empresa também é uma possibilidade.
Lembrando que o cálculo do INSS pela tabela pessoa física deve ser consensual entre as partes antes da emissão da nota ou recibo e dentro da legislação para não gerar este tipo de dúvida.

Abç

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Sergio Morisue

Sergio Morisue

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2020 | 20:36

Olá Telma, grato pela resposta.
O período questionado é entre cinco a dez anos ... Possui poucos recibos ou notas guardados. Pensei em alguma forma de solicitar ao INSS.
De qualquer forma, acho que já prescreveu. Não tinha me dado conta disso.

Muito obrigado pela atenção.

Abç.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade