Tiago Alvarenga dos Santos
Bronze DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBom dia!
Minha dúvida é a seguinte. Eu trabalho em um escritório onde eu fazia uso do vale transportes para deslocamento casa-trabalho e vice-versa. Um tempo atrás a empresa me VENDEU uma moto para facilitar meu deslocamento, e com isso, não mais concedeu vale transporte por eu usar meu veículo próprio. Até aí tudo bem, nunca questionei porque conheco meu direito de usar a moto e da mesma forma sei que a partir daí a empresa não é mais obrigada a conceder o vale transporte ou qualquer ajuda de custo.
O que ocorre no momento é que, estou passando por dificuldades financeiras e me surgiu oportunidade de quitar alguns débitos antigos com o banco. Só que para esta regularização acontecer eu vou precisar vender a minha moto e ficar por um tempo usando novamente o transporte público. Ao mencionar esta intenção à empresa fui informado de que se eu vender a moto vou ter que arcar com meu vale transporte.
Ante o exposto seguem algumas perguntas:
O fato de ter a moto me obriga a usar esta para meu deslocamento? (lembrando que, a moto a empresa não me deu, eu comprei deles)
Se eu optar por deixar esta em casa e voltar a utilizar o transporte público a empresa pode se opor ao fornecimento do vale transporte?
O empregador pode me proibir de vender a moto?
Fiz estes questinamento porque desde que mencionei a NECESSIDADE de vender a moto criu um clima desconfortável no ambiente de trabalho como se e empresa tivesse me feito o favor de fornecer a moto. Uma vez que eu comprei ela da empresa e paguei acho que é direito meu fazer o que bem entender e precisar ne?
Desde já agradeço qualquer ajuda.
Abraços!