x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 124

INSS não recolhido pela empresa.

Diaz

Diaz

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2020 | 12:55

Olá, boa tarde. Estou tendo dúvidas a respeito de pagamentos de INSS. A empresa em que eu trabalho deixou de fora da folha de prolabore um dos sócios durante 12 meses. Ele recebia distribuição de lucros, mas não contribuiu durante esse período para a previdência pois achava que a empresa estava fazendo recolhimento dos valores de INSS do prolabore. Porém, não estava (o sócio nem constava na folha de pagamento dos sócios). Agora queremos pagar o atrasado e gostaria de saber como proceder. Como será feito o cálculo? Será necessário retificar a SEFIP de todos esses meses? 

IVAN RZATKI

Ivan Rzatki

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2020 | 13:11

Boa tarde Diaz,
isso mesmo, terá que retificar a GFIP e recolher a guia da diferença com a atualização e multa. Se você só pagar o inss e não incluir os dados do sócio em GFIP,  este recolhimento não entrará como contribuição para ele e não contará como tempo de contribuição para seus benefícios.

Auditor Contábil e Fiscal
Professor EAD em Legislação Previdenciária e Trabalhista
http://ivanrzatki.com.br
https://www.youtube.com/c/professorivanrzatki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.