x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 95

Pro labore empresario individual

CLAUDIA FERNANDES GOMES

Claudia Fernandes Gomes

Prata DIVISÃO 2
há 3 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2020 | 11:39

Gostaria de saber se empresario individual enquadrado no SIMPLES NACIONAL é obrigado a recolher INSS sobre pro labore, ou se pelo fato de ele ja contribuir pelo SIMPLES , ele pode optar em não recolher sobre pro labore, mesmo sabendo que não estara contando tempo de aposentadoria. Tenho alguns clientes que tem empresario individual e optantes do SIMPLES e alegam que não tem interesse em contagem de tempo, pois nao pretendem se aposentar pelo governo, isso procede?

PEDRO DE OLIVEIRA

Pedro de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2020 | 23:18

O Prolabore não é obrigatório, porém caso o empresario não tenha outras rendas. como ele vai comprovar renda para ter um cartão de crédito ou adquirir crédito em bancos, e se ele sofrer um acidente não poderá se encostar pelo inss, e se ele falecer vai deixar a familia a ver navios, e se precisar ficar em uma UTI será tudo no cache., e quando ele completar a idade e não poder se aposentar, e se a empresa não existir mais quando a idade chegar, claro se tiver outra rendas vitalicias tudo bem.
 ja soube de caso de empresario falecer e não contribuia por opção e a familia entrar com processo de indenização emcima do contador. então melhor fazer uma declaração de opção pelo não recolhimento da contribuição previdenciara e prolabore.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.