x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 66

GPS foi paga em duplicidade

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Terça-Feira | 13 outubro 2020 | 10:20

Bom dia, colegas!

Alguém pode me ajudar a tirar essa dúvida: Houve pagamento duplicado da GPS. Sei que posso compensar no mês subsequente, mas teria que informar até o limite de 30% ou posso compensar tudo? Fiquei confuso ao ler o manual da SEFIP:

Em geral, a compensação não deve ser superior a trinta por cento do valor das contribuições devidas à Previdência Social (não inclui outras entidades e fundos), sendo este percentual calculado antes da dedução do valor relativo ao salário família e ao salário-maternidade e antes da compensação dos valores de retenção sobre nota fiscal/fatura da competência (Lei n° 9.711/98). No entanto, não estão sujeitas ao limite de trinta por cento as compensações relativas a:

• salário-família ou salário-maternidade não deduzidos em época própria;
• saldo de retenção sobre nota fiscal/fatura de competências anteriores;
• saldo de retenção sobre nota fiscal/fatura, referente a obra de construção civil
executada por empreitada total, com as contribuições do estabelecimento
responsável pelo faturamento da obra;
• situações amparadas por liminar ou decisão judicial favorável à compensação
acima do limite  


Entendi que não pode, em caso de pagamento indevido, deve-se lançar apenas os 30% da CP devida. Ou seja, se for 500,00 a recolher no mês atual e 600,00 indevida do mês anterior, apenas informo 150,00 (30% x 500,00) na SEFIP, mensalmente, até não existir mais saldo. 
Está correto meu entendimento, ou posso compensar o valor integral no próximo mês, se for igual ou superior ao INSS devido?

Grato a quem puder ajudar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.