x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 405

Empresa não desconta o INSS do funcionário

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Prata DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 3 anos Terça-Feira | 27 outubro 2020 | 17:29

Boa tarde pessoal

Vi um cliente com uma situação bastante inusitada, a empresa faz o cálculo normal da folha, com as vantagens, proventos, descontos, etc, entretanto, ela paga o valor cheio para o funcionário, e essa empresa precisa fazer contabilidade.  
Na contabilidade que veio pra gente eles DEBITAM o caixa e CREDITAM inss a recolher (claro que ta errado) mas acaba batendo o financeiro, isso acontece só com o inss, uma situação diferente pra gente.
Alguém ja passou por isso pra nos orientar se pode fazer isso, ou uma forma de controlar.
Agradeço a ajuda.

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2020 | 07:30

Mauricio, bom dia.
Pode acontecer o seguinte, esse empregado já contribui com o teto, e a empresa lança para fins contábeis.
Precisa checar com a empresa e a mesma deve encaminhar o comprovante/holerith da outra empresa que esse empregado trabalha para arquivo em uma possivel fiscalização.
Exemplo que sempre acontece = PROFESSOR(a).

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Prata DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 3 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2020 | 08:27

Carlos Obrigado por responder

Mas não é isso, é deliberadamente o que acontece, ela não desconta por opção mesmo, o exemplo que você deu acontece comigo, eu sou professor da Fatec e recolho pelo teto aqui na minha empresa, então eu faço uma declaração pra Fatec e eles não me descontam a contribuição previdenciária, só IR.
Mas no caso da empresa, eles não recolhem em outra empresa, a empresa gera a folha normalmente, É FEITO O CÁLCULO DO INSS, e também é recolhido corretamente, mas a folha é paga pelo bruto, ai da diferença na contabilidade, porque em tese o pagamento tem que ser feito pelo líquido, eles pagam pelo bruto.
É isso que eu disse que nunca vi.

Abraço

Maurício das Neves

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2020 | 12:05

Mauricio, boa tarde.
Entendi, o que deve ser feito e orientar o proprietário da empresa, isso porque em uma possivel fiscalização da Receita Federal/Previdenciária, a verba que está sendo devolvida ao empregado PODERÁ ser tributada, e além disso tem a multa, ok

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.