Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 77

Volta antecipada de aprendiz afastado por auxílio doença

EDUARDO SOARES DA SILVA

Eduardo Soares da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Aprendiz
há 3 anos Terça-Feira | 17 novembro 2020 | 13:56

Olá, em janeiro de 2017 firmei contrato de aprendizagem industrial, 2 anos. Em janeiro de 2018, fui afastado das atividades estudantis e profissionais, devido problema renal, o qual precisei fazer hemodiálise e entrar numa fila de transplante de rim., primeira perícia afastado por 1 ano, em 2019 na segunda perícia me afastaram por mais 1 ano e em  março de 2020 perícia me deu mais 2 anos(até março de 2022). Em julho fui chamado para o transplante, realizado com êxito. Agora me sinto apto a voltar ao serviço, porém meu auxílio vai até 2022, gostaria de saber o que deverá ser feito para poder retornar em janeiro e se no meu caso, aprendiz por contrato determinado, que ainda faltava 1 ano de contrato na data de afastamento, poderei ser demitido assim que voltar. Desde já agradeço!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2020 | 08:29

Eduardo, bom dia.
Graças à Deus que tudo deu certo em sua operação e também se recuperando, Particularmente ficaria afastado conforme determinação de seu médico, para que no futuro você não venha ter problema. Se recupere cumpre a determinação médica.
Agora se você insiste em retornar ao trabalho, precisará autorização do seu médico, depois ir até uma agencia do INSS e pedir a baixa no auxilio, o INSS irá expedir uma declaração e você deverá encaminhar a empresa.
Com relação a demissão, e possivel sim.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.