x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 90

GPS para aposentadoria

Letícia Cidral

Letícia Cidral

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 4 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2020 | 09:45

Bom Dia gente,

A minha mãe já tem 62 anos, e no aplicativo do ISS diz que para ela se aposentar por idade faltam 7 anos.
Queria emitir as guias do GPS dela para pagarmos e assim conseguirmos solicitar a aposentadoria dela, porém não sei como fazer os cálculos. Ela não trabalha atualmente e a maior parte da vida dela ela foi dona de casa.
Alguém consegue me explicar bem certinho como funciona?

Agradecida.

Igor Gabriel

Igor Gabriel

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2020 | 08:35

Olá Leticia, 

É mesmo uma situação bastante comum e, felizmente, em alguns casos é possível sim saldar o tempo em que não houve contribuição. É possível também, em alguns casos, apenas comprovar a atividade que exercia e não ter de pagar retroativamente.

O contribuinte facultativo só pode contribuir 6 meses em atraso.

O contribuinte autônomo (Todas as pessoas que trabalham de forma autônoma ou prestam serviços eventuais a empresas, sem que haja qualquer vínculo empregatício, estão inseridos nesta categoria de filiação do INSS.)pode contribuir 5 anos em atraso sem comprovar a atividade exercida, se for mais de 5 anos em atraso ele precisa comprovar que exercia a atividade na época.

Igor Gabriel @Linkedin 
Administrador / Departamento Pessoal 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade