x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 206

Previdencia Social

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2021 | 08:42

José, bom dia!

Hoje essa situação é bem complicada. Antigamente a pessoa começava a contribuir nos últimos 1 a 3 anos pelo teto maximo e aí conseguia uma aposentadoria nesse valor. Hoje isso não existe mais (até porque é bem injusto).

Com a reforma da previdência e suas regras de transição há muitas situações a analisar e a pergunta fica bem simplista. É necessário entender a situação, mas regra geral não mudaria muito o valor não.

Acontece que para achar o valor de aposentadoria, é pego TODAS as contribuições de Julho/1994 até o momento, atualiza-se e faz a média. Então aumentar o valor agora iria aos poucos aumentar a média. Apenas isso.

Depois dessa média, lembrando que há fatores de redução ou bonificação e aí depende em qual caso de aposentadoria a pessoa se enquadra. Não dá pra responder aqui pois é bem extenso o assunto. Jose Antonio Martinello

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/zanoncontador
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.