Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 165

Parcelamento INSS

Felipe Pires

Felipe Pires

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2021 | 09:37

Olá, não sei se é aqui o local correto da dúvida, me desculpem se estiver indevido.

Minha dúvida é sobre pagamento em duplicidade no pagamento de um parcelamento de INSS, na receita aparece a mensagem na consulta: " Conforme legislação vigente, os pagamentos efetuados a maior para o parcelamento não gerarão direito de restituição, exceto no caso de liquidação do parcelamento. Esses pagamentos efetuados a maior serão utilizados para amortizar o saldo do parcelamento, abatendo assim os valores das últimas prestações".

Saberiam informar se esse processo de abater das últimas prestações é automático ou se precisa fazer algo? E na minha situação de duplicidade se enquadra nesse caso, certo?

Eurus Christian Bahniuk

Eurus Christian Bahniuk

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2021 | 09:53

Felipe,

É automático no âmbito federal.

Observe no extrato do parcelamento que a última prestação já deve estar até com valor diferente do valor original da prestação prevista.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.