x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 826

Gfip divergente com o % do Inss

Adilson Affonso

Adilson Affonso

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 14:05

Gente, resolvi postar uma nova dúvida porque não encontrei nenhum caso igual ao meu.....olha a arte:

Fiz a transmissão de algumas competências no ano de 2020 com o percentual do INSS sobre o salário desatualizado. Era para ser adotado os 7,5% para salários de contribuição de até uma salário mínimo mas por um baita descuido foram enviados com percentual de 8%. Logo houve um recolhimento a maior exclusivamente para o INSS.
Depois de ter passado a maior dor de cabeça com a informação no eCac de GFips ausentes, hoje depois de entrar na fila do chat no numero 133 e ser atendido por uma alma que clareou minha preocupação, fui enfim informado do ptoblemão: transmissão com tabela do salário contribuição desatualizado.

Fui orientado a transmitir novamente na modalidade 9, embora tenha ficado um pouco inseguro, pois andei lendo por aqui que talvez o correto seria fazer a exclusão da informações anterioemente enviadas e somente depois enviar a correta novamente.

Se assim for, estaria confessando débitos ja pagos novamente?

Podem comentar por favor.?









Adilson Affonso
Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 14:37

Boa Tarde, já tive um caso parecido, e a instrução foi a mesma, reenviar uma sefip na modalidade 9 - confirmação das informações enviadas para corrigir o alíquota junto ao INSS, e depois calcula se o valor pago a mais e compensa - se em sefips futuras.

- meu caso aconteceu em 2019, então acredito que a solução que lhe deram esta correta.

RONALDO FERRARI

Ronaldo Ferrari

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2021 | 14:48

Boa tarde
Alguém poderia me ajudar, estou enviando um sefip que a empregada esta afastada por licença maternidade, na minha folha de pagamento, foi feito o desconto do INSS normalmente, mas na Sefip não está levando o valor.
Sei que houve algumas mudanças na parte de incidência de INSS para o salário maternidade, só que achei que era somente na parte patronal.
Alguém sabe me dizer se na parte de desconto da empregada também houve mudanças ou é erro mesmo na sefip?

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 1 março 2021 | 13:13

Boa tarde! Estou enviando uma GFIP onde na folha de pagamento o INSS foi 9% (R$ 169,09), porém quando importo a folha e executo a GFIP o valor da GPS sai a menos (R$ 152,58). Algum colega pode me tirar essa dúvida de como corrigir? Desde já agradeço pela atenção!
Att,
Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 2 março 2021 | 11:58

Boa tarde Ronaldo Ferrari, fazendo algumas 
pesquisas verifiquei que tal diferença é na tabela progressiva do Inss,   onde no sistema de folha de pagamento não está aplicando e desconta com o percentual cheio de 7,5%, 9%...
Obrigado pela atenção!
Att Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.