x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 274

Lançamentos de Variáveis x Apuração Folha e Encargos

Luciene Lima Soares

Luciene Lima Soares

Prata DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 4 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2021 | 11:56

Bom dia colegas!

Algumas empresas (ouso afirmar que a grande maioria) que lançam horas extras e demais variáveis considerando o período para apuração desses lançamentos dia 21 a 20 de cada mês, ou seja, fecha a folha de janeiro considerando as variáveis de 21/12/2020 a 20/01/2021.
Quem trabalha há muito tempo no dpto pessoal sabe que essa prática é comum, pelo menos era. Principalmente porque o INSS vencia no dia 02 do mês subsequente.

Bem, tem tempos de e-Social alguém pode me dizer se essa prática incorre em alguma penalidade?
Pesquisei na IOB e não consegui encontrar nada que impeça essa prática, o consultor me afirmou que não há problema.
Mas estou insegura, porque se eu considerar as médias para pagamento de 13º por exemplo, entendo que a empresa ao exercer essa prática causa prejuízo ao trabalhador.
E tem mais, o cálculo do DSR ficaria errado. E se formos analisar de forma analítica, aqueles lançamentos pertencem a outro dia que não o mês corrente, 
a RF poderia entender que o INSS e IR estão sendo recolhidos em atraso.

Por gentileza, agradeço se puder fundamentar. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade