x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 2.400

Advertência por falta mesmo estando coberta por atestado

Thalyta

Thalyta

Iniciante DIVISÃO 2 , Recepcionista
há 4 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 08:19

Estou grávida e passei mal na empresa, no dia me senti melhor, mas no dia seguinte (minha folga) passei mal novamente e o médico me afastou por 4dias por motivos de estresse e ansiedade e que eu precisava da uma desacelerada, me indicando fazer coisas Leves para descontrair e relaxar pq meu sistema nervoso tava "atacado" podendo prejudicar a gestação (pressão alta e baixa muito rápido). 
A direção do trabalho foi avisada no mesmo dia, na minha folga e ao retornar, a supervisão me pediu pra assinar uma advertência escrita por falta injustificada. 

Vale lembrar que o último dia de atestado (o mesmo da tal falta), eu teria uma aula prática importante do curso o qual faço e que ao meu ver não seria estressante, pelo contrário, me ajudou no quesito pessoal. E eu teria solicitado a troca de horário para conseguir ir o qual foi autorizado pela supervisão com antecedência, porém no dia que passei mal no trabalho a supervisão teve que vim me cobrir e no dia seguinte me alegou troca não mais autorizada por motivos óbvios ( que motivos? Que eu iria prever que passaria mal no futuro? ) E que a mesma teria compromissos e não poderia me cobrir caso eu passasse mal. 
Deixei claro que faria esforço para que isso não acontecesse e que eu iria e fui tratada de forma desumana pela mesma o que me fez parar no hospital. Passei a situação para o médico e ele me ausentou por 4dias e disse que se eu voltasse a "sair do controle" que seria necessário me encostar.

Devido a explicação a cima a advertência foi vista como má fé do empregado?  Por isso fui advertida?
Eu não assinei a advertência, terei problemas maiores por isso?

Viviane C. Rodrigues

Viviane C. Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 14:10

Thalyta

Essa questão de advertência é um pouco delicada eu diria. A empresa não pode te dispensar pelo fato de estar grávida (a não ser por justa causa) mas certamente querem "melhorar" sua conduta aplicando uma advertência, pois se estava de atestado médico, não há que se falar em advertência. Não há problema em não ter assinado, mas certamente eles arquivaram e pegaram assinatura de testemunhas do fato. Mas fique tranquila, se não agiu de má fé, eles dificilmente vão conseguir comprovar algo, pois você estava doente. Tenha todos os exames e atestados médicos que comprovam seu estado (tire cópia de tudo), é importante você também se precaver de uma possível demissão, se for possível documentar que está entregando (e-mail, whatsapp) faça isso.

Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário
Especialista em Gestão de Pessoas
Bacharel em Administração de Empresas

"Não tenho ouro nem prata, mas trago comigo o mais valioso: Jesus Cristo".
Papa Francisco

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade