Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 565

Contribuição assistencial e negocial de funcionários, ainda tem que ser cobrada?

Carlos Alberto Leite

Carlos Alberto Leite

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 1 junho 2021 | 10:06

Bom dia

Retomando este tópico, verifiquei que muitos sindicatos estão voltando a exigir a contribuição assistencial/negocial por cláusula em convenção coletiva (exemplo: Sintracon-SP, convenção Maio/2021), obrigando as empresas a efetuarem os descontos e recolherem os valores ao Sindicato, cabendo ao funcionário dirigir-se ao Sindicato para manifestar a oposição caso não queira contribuir, quando, no meu entendimento, a manifestação somente deveria ser necessária caso o funcionário desejasse contribuir com o Sindicato.
Alguém sabe dizer em que pé está essa questão legalmente? Os Sindicatos voltaram a ter esse direito de exigir essa contribuição se determinada em cláusula de convenção coletiva? Tem alguma base legal ou julgamento em favor dos Sindicatos, já que a Reforma Trabalhista de 2017 havia praticamente extinta a exigência dessas contribuições?

Peço desculpas se estiver equivocado em algum ponto exposto acima e agradeço a todos que puderem contribuir comentando ou esclarecendo.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 1 junho 2021 | 12:25


De acordo com o Supremo Tribunal Federal que editou a Súmula Vinculante nº 40, que estabelece que é exigível a contribuição assistencial bem como a contribuição confederativa apenas dos filiados ao respectivo sindicato, desde que autorizadas pelos empregados. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.